Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores debatem sobre saúde de Altaneira e queda no resultado do último SPAECE

Vereadores debatem sobre saúde de Altaneira e queda no resultado do último SPAECE

por alt publicado 08/05/2019 16h39, última modificação 08/05/2019 16h39
Na sessão de hoje, 08/05, os vereadores abordaram sobre diversos temas, em especial sobre a saúde altaneirense e a queda nos resultados do SPAECE 2018 das escolas avaliadas quando comparados aos resultados de 2017.

Os Vereadores foram informados sobre mensagem do gabinete do Prefeito, encaminhando Projeto de Lei nº 005/2019 que dispõe sobre a atualização do perímetro urbano, delimitação e denominação dos bairros da cidade de Altaneira-CE. Ofício 007/2019, da Secretaria de Finanças, encaminhando a prestação de contas referente ao mês de janeiro de 2019. E ofício da ENEL, respondendo a requerimento da Câmara sobre retirada de poste.    

Tema livre

O Vereador Antônio Leite denunciou perseguições pelo prefeito à servidores municipais. Relatou que uma servidora foi transferida da zona rural para sede sem explicação convincentes e que o SINSEMA tomou conhecimento e nada faz, o sindicato é omisso, é pelego, cala diante da defesa dos filiados. Aproveitou para lamentar que quando o prefeito estava recuperando a estrada no sítio Tabocas, recuperou a estrada até a casa da Ex-Secretária Neuza, mas deixou a casa de outras famílias isoladas.

O Vereador expôs os resultados do SPAECE 2018, ao qual se referiu como dados espantoso, em virtude da considerável queda sofrida pelas escolas avaliadas. Segundo o Parlamentar, com exceção da Escola Joaquim de Morais que cresceu em Matemática, as demais sofreram uma queda inesperada, tendo escola que caiu cerca de 41 pontos na comparação de 2017 para 2018. O Vereador aproveitou para criticar a compra de quase um milhão de reais de livros no ano passado, esclarecendo que esse grande investimento não surtiu efeito e que somente comprova a desconfiança de que essa compra foi realizada com o intuito de lavar dinheiro. Que os dados são oficiais, são do site do CAED, o resultado saiu ontem, que não estão divulgando e fazendo propaganda porquê a avaliação foi negativa, se tivesse sido boa estariam fazendo propagando e comemorando.

O Vereador Devaldo comemorou por estar de volta aos trabalhos, mesmo de forma ainda debilitada.  Aproveitou para justificar sua ausência no velório do seu amigo Beto de Rodão, lamentou seu falecimento e envio votos de pesar e sentimentos a todos familiares, parentes e amigos.

O Vereador Genival Ponciano se colocou muito satisfeito com o retorno de Devaldo, também lamentou a morte do vaqueiro Beto de Rodão e desejou uma boa recuperação para a Secretária de Cultura Alice Gonçalves para que retorne aos seus trabalhos. Justificou que o Prefeito já iniciou as recuperações das estradas, que a iluminação pública tão cobrada pelos Vereadores está sendo melhorada. E que as reclamações de alguns alunos e pais sobre a merenda nas escolas são infundadas, que esteve na Escola Joaquim Soares e comprovou que o leite é bom, que servem leite com chocolate, que é enviado pelo governo, é o que se tem para ser oferecer. Parabenizou o governo pelo café da manhã para as mães, uma ação importante para valorizar as pessoas, muito bonito. Agradeceu a ENEL pela reposta a seu requerimento, mas irá continuar cobrando, não deixará como estar a situação. Que perseguição em Altaneira sempre existiu e vai continuar existindo, que essa não foi a primeira e nem será a última vez. Informou que não teve acesso aos resultados do SPAECE 2018 que foram anunciados pelo Vereador Antônio Leite. A Vereadora Zuleide pediu uma parte e informou que esses dados são preliminares, que não têm credibilidade, mas que deu o seu melhor, que as escolas fizeram o melhor e que aguardará o resultado oficial ser divulgado. Genival finalizou defendendo a compra dos livros, afirmou que eles foram adquiridos para melhorar o conhecimento das crianças, pois os livros são muitos importantes.

Por questão de ordem, o Vereador Flávio afirmou que não é sua pessoa que fala mal da merenda escolar, são os alunos, os pais. Que escuta os adolescentes comentando que gostam dos cafés que são servidos nesses eventos onde os pupilos do prefeito se esbanjam com as iguarias que são oferecidas, pois só assim eles aproveitam também. Que deveriam economizar nesses cafés e melhorar a qualidade da merenda nas escolas.

Antônio Leite também justificou que os dados foram retirados do site do CAED, são oficiais, que não está expondo mentiras, que qualquer pessoa pode ter acesso, não precisa ter diploma para isso. E disse: “quando não conseguirem te manipular, vão manipular os outros para que pensem mal de você”.

O Vereador Valmir Brasil parabenizou o Distrito do São Romão pela passagem do seu aniversário dos 55 anos. Parabenizou o professor Clécio pela ideia de criar o dia do Distrito, que vem dando certo. Parabenizou ainda a escola Joaquim de Morais pela organização do evento. E reclamou sobre as lâmpadas da Avenida Maximino que foram colocadas algumas, mas ficaram faltando várias. Flávio aparteou para parabenizar o Distrito São Romão e lamentar a paralisação do progresso, afirmando que nos governos anteriores várias obras foram realizadas e hoje não existe uma pedra colocada pela atual gestão, “nem uma estaca pintada com as cores de uma cobra coral foi feita”. Que a população não deveria aplaudir uma gestão dessa.  

A Vereadora Silvania parabenizou o Prefeito e a primeira dama pelo café das mães feito hoje no calçadão. Cedeu seu tempo restante para Genival registrar sobre o campeonato de futsal. Que foi uma importante ação da Secretaria de Cultura, com um bom público e bonitas jogadas.  

A Vereadora Zuleide parabenizou a associação dos pequenos agricultores do Taboleiro pela recuperação da escola e o prefeito pela festa de 55 anos do Distrito São Romão e pelo café da manhã para as mães.  Que as festas não são para os pupilos do prefeito, são para todos. Que não é pupilo do prefeito, apenas participa das ações. Registrou algumas ações da Secretaria de Cultura, arte na praça, campeonato de futsal, ciclosesc. Que o povo vem sendo bem tratado com afagos e atendimentos especializados. Que esse resultado do SPAECE 2018 não pode ser ainda analisado para não ser desonesta, que precisará ser melhor interpretado, que é macro, muito maior do que isso. Que Altaneira ainda continua entre os melhores da Crede 18, não caímos tanto como alguns esperavam.

O Vereador Cier Bastos afirmou que foram realizados alguns serviços de recuperação da iluminação pública, que não iria parabenizar que desse 2017 vem cobrando, que muitas casas novas foram construídas e as pessoas estão cobrando a colocação das luminárias. Que como as chuvas pararam já é momento de realizar a recuperação das estradas, que estão esburacadas e o mato tomou as mesmas. Fez a leitura de uma mensagem de um pai encaminhada via whatsapp solicitando providencias sobre a situação da escola Joaquim Soares. O pai afirmou que os filhos estão se cansando, sem motivação e forças para estudar em virtude dos horários de estudos e das oficinas, como ainda da qualidade ruim da merenda e das refeições. O Vereador afirmou que irá tomar as providencias e pediu o apoio dos colegas Vereadores nessa questão. Que os pais se unam e lutem pelas melhorias de seus filhos que são nosso bem maior.

O vereador Flávio iniciou falando em respeito, questionando que o prefeito não tem respeito por ninguém e nem por nada. Que quando transfere servidor de seu local de trabalho, foi o povo que pediu, mas quando o povo pede para um motorista continuar pelos serviços que vem prestando, o prefeito não atende. Citou que esqueceram o precatório, parece que os professores não querem mais. Cobrou apoio da Secretaria de Cultura em outras modalidades esportivas, não somente no futsal e providencias sobre a Banda de Música. Citou a participação na mesa redonda organizada pelo SINSEMA, lamentou que quando os Vereadores foram participar o celular, a internet do radialista acabaram, não foi registrado nada. Que fica triste com os combatentes de Bolsonaro em Brasília e apoiam o prefeito que é pior do que o Bolsonaro. Que se recusa em comparar o prefeito com Bolsonaro por temer que Bolsonaro não goste. Esclareceu sobre a visita ao hospital municipal, que foi tudo comprovado. Que não tem lençóis, cobertas de cama, que a divisão do hospital para implantar o CEO instalou um caos, que estamos sem saúde, sem educação, estão acabando com tudo. Que tem direito em falar por ter ajudado conseguir recursos para a saúde, que não sabem aonde esse recurso foi investido. Que fomos muito bem recebidos no hospital, mas que já está ocorrendo represarias por partes dos gestores e que não tem culpa de as pessoas estudarem para serem laranjas.

O Vereador Professor Adeilton também explicou sobre a participação dos Vereadores na mesa redonda organizada pelo SINSEMA e da visita feita ao hospital. Que puderam comprovar as denúncias feitas pela população, que foram bem recebidos e que a direção do hospital assumiu que existem as deficiências como falta de lençóis e cobertas de cama, mas que estão buscando resolver. Sobre os resultados os SPAECE 2018, Adeilton afirmou que fizeram a coisa certa quando criaram a Comissão Especial para investigar a compra dos livros didáticos, pois estavam desesperados para gastarem o dinheiro e não de investir em melhorias da educação. Que esse gasto não surtiu efeito, pois os resultados do SPAECE 2018 foram negativos, todas as escolas caíram na avaliação em comparação com 2017. Outro ponto apresentado pelo Vereador foi a redução no percentual de alunos do adequado e o aumento no intermediário e crítico. Cobrou que a Secretária de Educação realize um momento de estudo desses resultados com gestores, professores e demais envolvidos, que Altaneira ainda continua entre os melhores do Ceará, mas sofreu uma grande queda no ano passado. Comemorou a decisão em que o Juiz de Direito da Comarca de Paulo Afonso, Claudio Santos Pantoja Sobrinho, decide favoravelmente pelo rateio dos recursos do precatório do antigo FUNDEF com os professores do Município de Macururé-BA, por meio de ação do Sindicato da categoria. Mas que ficamos preocupados com a inércia do nosso SINSEMA e dos colegas professores sobre manifestações de defesa a essa causa, mas estamos esperançosos com a Justiça. Parabenizou o Diretor do Departamento de Esprte pela realização do grande campeonato de futsal. Finalizou cobrando o Projeto de Lei sobre a reformulação da Banda de Música Padre David Moreira.

Ordem do dia

Foram aprovados três requerimentos por unanimidade:

  1. Requerimento nº. 41/2019 de autoria do Vereador Flávio Correia, que requer envio de expediente ao Departamento estadual de Rodovias do Ceará – DER solicitando o roço da Rodovia CE 388, trecho entre Altaneira e Nova Olinda.
  2. Requerimento nº. 42/2019 de autoria do Vereador Flávio Correia, que requer a construção de cobertura na área de garagem situada ao lado do Hospital Municipal Euclides Nogueira para guarda dos veículos de uso do hospital.
  3. Requerimento nº. 43/2019 de autoria do Vereador Professor Adeilton, que requer a Secretaria de Cultura a relação nominal dos participantes do Grupo Artístico Arraia do Ribuliço com os seus endereços residenciais.
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.

Mídias Sociais

Facebook Twitter Linkedin Youtube Flickr

Pesquisa de Opinião

Gostou do novo portal?

Sim
Não
Pode melhorar
spinner
Total de votos: 1146
Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo

Acesso à Informação