Em Sessão Extraordinária Vereadores aprovam compra de vacinas para combater a Covid-19

#câmara POR GOMES 15 DE MARÇO DE 2021

Na manhã de hoje, pontualmente às 10 horas da manhã, aos 15 dias do mês de Março do ano de 2021 aconteceu de forma virtual a primeira sessão Extraordinária da 16ª Legislatura, Biênio 2021-2022. Com pauta única, a matéria em discussão teve como tema: Inserção do Município de Altaneira em Consórcio coletivo com outros Municípios, para aquisição de insumos e vacinas contra a Covid-19.

Primeiramente foi lida mensagem do Poder Executivo, sobre a referida matéria para discussão e votação no legislativo. O senhor presidente da casa, Ver. Deza Soares (PT) realizou a leitura da mensagem encaminhada do executivo, bem como de toda a matéria na íntegra, visando tornar ciente toda a população de Altaneira, sobre pauta da sessão extraordinária.

Após a leitura da matéria, a sessão virtual foi suspensa por 10 minutos, para que a Comissão Permanente pudesse se reunir e apreciar a redação em análise, para emitir parecer a ser votado na sessão.

Com a retomada da sessão, o relator da Comissão Ver. Prof. Nonato (PT) realizou a leitura do parecer, que seguiu para discussão dos parlamentares e posteriormente votação.

A primeira parlamentar a se manifestar foi a Ver. Zuleide Ferreira (PT), secretária da Comissão Permanente. Em sua fala, Zuleide Ferreira expressou o tamanho da responsabilidade que a casa Legislativa possui ao debater e aprovar uma matéria dessa natureza.

Em seguida, o Ver. Ariovaldo Soares (PDT), presidente da Comissão Permanente da Câmara encaminhou voto favorável à matéria, afirmando também seu voto de protesto ao passo em que pede pela transparência do Secretário da pasta da Saúde do município.

Ver. Rafaela Gonçalves (PT) reconheceu a urgência e importância de um projeto desta natureza, enfatizando a necessidade de aprovação, uma vez que, os prejuízos enfrentados pela pandemia já são de ordem incalculável. A nobre, colocou em pauta que a raiz do problema se resolve mediante apoio a Ciência, e com investimentos na área da Saúde. Declarou seu voto como favorável e disse que a aprovação dessa matéria figura como mais uma medida preventiva contra o Corona Vírus.

Ver. Roberci Vania Oliveira (PSD), após as saudações, disse que espera que a vacinação seja realizada em tempo hábil. Ressaltou que o trabalho deve ser feito com transparência para que todos e todas possam acompanhar esse processo e se beneficiar da ação.

Ver. Valmir Brasil (PDT), disse que não poderia deixar de se manifestar num momento tão importante como esse. Falou ainda, que a aprovação da Lei Federal que confere autonomia aos municípios para compra de vacinas foi essencial e votou favorável à matéria.

Ver. Silvania Andrade (PT) saudou a todos, a vereadora reconheceu a importância de se votar favorável a uma matéria como essa, e disse que esse será um passo importante para toda a população.

Ver. Prof. Nonato externalizou sua felicidade ao receber um projeto desta natureza do poder executivo, disse que essa matéria representa responsabilidade do gestor municipal. Acredita que o projeto beneficia toda a população e votou favorável pela aprovação e execução da matéria.

Ver. Zuleide Ferreira, falou sobre as dificuldades que a pandemia acarretou em nosso País, Estado e Município. Ressaltou o caráter de crise que o Brasil enfrenta nos últimos dois anos, falou sobre o desafio de adquirir vacinas para toda a população. A fala da nobre foi no sentido de que a corrida pela vacina contra a Covid-19 precisa acontecer urgentemente para que o número de mortes diminua até cessar. A vereadora finalizou expressando seu sentimento de luto por todos os familiares das vítimas do corona vírus, e votou favorável a matéria em discussão.

Ver. Paulo Geaneo (PT), disse que esta matéria deveria ter sido encaminhada muito antes para discussão e votação, tanto a nível Municipal como Nacional, na esfera do Congresso. O nobre concluiu sua fala votando favorável pela matéria.

O Presidente da Câmara enfatizou que se soma aos votos dos pares, reconheceu a importância do Prefeito Dariomar Rodrigues se unir a este Consórcio, juntamente com outros Prefeitos e Prefeitas do Estado, para compra de vacinas. Expressou seu total apoio e felicidade a mais esta medida preventiva do Governo Municipal. Registrou sua crítica ao Governo do Presidente Bolsonaro, em suas palavras, Deza Soares (PT) disse que o presidente Bolsonaro agiu com irresponsabilidade ao lidar com a Pandemia.

Mencionou que o Lockdown é uma medida de urgência e que impacta os setores econômicos da sociedade, porém é necessário nesse momento que estamos vivendo. Pediu pela conscientização da população Altaneirense, para que todos fiquem em isolamento social, ressaltou que a maior prevenção é ficar em casa.

O presidente da Câmara agradeceu aos vereadores e vereadoras pelo comprometimento e responsabilidade com o povo ao votarem favorável por esta matéria, que foi aprovada por Unanimidade.

Sendo assim, nada mais tendo a tratar o Sr. Presidente deu por encerrada a sessão.

Instagram e Facebook