31ª Sessão Ordinária, segunda Sessão Legislativa, da 16ª legislatura (2021 - 2024) - Câmara Municipal de Altaneira/CE.

img
#Sessão POR RICARDO 26 DE OUTUBRO DE 2022

Nas saudações iniciais, o Presidente Deza Soares (PT) registrou a presença dos companheiros parlamentares cumprimentando a todos e todas. Fez os cumprimentos a assessoria da casa legislativa, população em geral e internautas que acompanhavam a Sessão por meio da Rádio Altaneira FM, e páginas oficiais da Câmara Municipal no Facebook e Instagram. Antes do Expediente, o Presidente consultou aos parlamentares sobre pretensão de retificação da ata da Sessão anterior.

A leitura do Expediente foi realizada pela Secretária da Mesa Diretora, Ver. Roberci Vânia Oliveira (PSD). Segue itens abaixo:

EXPEDIENTE:

Item 1: Convite, do IBGE, através do Poder Executivo Municipal, convidando o Presidente da Câmara Municipal de Altaneira, e também, os edis da Augusta Casa, para participar da Reunião de Planejamento e Acompanhamento no Censo Demográfico 2022 - Repac.

Item 2: Ofício nº 064/2022, da Secretaria de Meio Ambiente, informando as últimas ações realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente.

Item 3: Ofício nº 119/2022, do Poder Executivo, encaminhando as remessas das Leis Municipais nºs 864/2022, 865/2022, 866/2022, e 867/2022.

REGISTROS DA PRESIDÊNCIA:

Dando início aos Registros desta manhã, o Presidente Deza Soares registrou participação em Reunião de Planejamento e Acompanhamento no Censo Demográfico 2022 - Repac, que teve o objetivo de dar transparência aos trabalhos do Instituto no município de Altaneira, informando sobre o andamento da coleta, com vistas à obtenção da cobertura territorial correta e de uma melhor qualidade dos dados levantados. Na reunião estiveram presentes também os Vereadores Junior do Povo e Prof. Nonato, a Vereadora Roberci Vânia, secretários e secretárias de pastas municipais, e representantes do Poder Executivo e sociedade Civil. O Presidente Registrou o Dia da Democracia celebrando em 25 de outubro, em menção a data e a publicação realizada através da assessoria de comunicação da Câmara Municipal, o Presidente pontuou as ameaças do atual governo para o exercício da democracia, destacando a importância do ato de votar e escolher os nossos representantes no segundo turno das Eleições 2022 que acontecerá no próximo domingo (30/10). Foram registradas as datas do Dia do Funcionário Público comemorado em 28 de outubro, e o Dia do Trabalhador da Construção Civil comemorado hoje, 26 de outubro. Por fim, o Presidente comunicou que na próxima quarta feira (02/11) não haverá Sessão Ordinária em virtude do Dia de Finados, feriado nacional.

TEMA LIVRE: Palavra livre dos Vereadores.

O Vereador Ariovaldo Soares (PDT) fez breve histórico recorrendo ao Regimento Interno e a Lei Orgânica a fim de discutir o prazo para deliberar as matérias de caráter geral em regime de urgência. O Vereador destacou que a Lei Orgânica é hierarquicamente superior a todas as demais normas do ordenamento jurídico do município, solicitando que o Projeto de Lei nº 031/2022 não fosse pautado, pois o mesmo contraria o Art. 53 da Lei Orgânica. O Presidente Deza Soares (PT) destacou contradições entre o Regimento e a LOM, reiterando a decisão de pautar o projeto, fundamentado pelo Regimento Interno, que segundo o Art. 228 não contradiz a Lei Orgânica do Município.

Em continuidade ao seu tempo de fala no Tema Livre, o Vereador Ariovaldo Soares (PDT) voltou a tratar das demandas e problemas referentes ao transporte universitário no município. Após cumprimentos formais, o Vereador Prof. Nonato (PT) ressaltou o processo, por vezes demorado, mas necessário para que a disponibilidade do transporte universitário ocorra em conformidade com as normas de segurança. A Vereadora Roberci Vânia (PSD) registrou participação na Reunião de Planejamento e Acompanhamento no Censo Demográfico 2022, e convite do Sindicato APEOC para assembleia realizada hoje (26/10). A Vereadora tratou do transporte universitário e novamente fez cobrança quanto à entrega dos tlabets para estudantes do município. O Vereador Valmir Brasil (PDT) tratou de demandas da população quanto à falta de transportes na área da saúde para atendimentos fora do município e problemas de infraestrutura em passagens molhadas nas estradas sentindo Distrito do São Romão. A Vereadora Dra. Rafaela Gonçalves (PT) apresentou ações da Secretaria de Assistência Social. Em agradecimento a resposta apresentada no curso da Sessão quanto ao retorno do transporte universitário da manutenção na data provável desta quarta-feira (26/10), a Vereadora tratou das condições de acesso da população a esse serviço. Ainda, quanto à organização que se deve ter na manutenção e revisão dos veículos de atendimento da área da saúde. Também, da falta de recolhimento de lixo no Distrito do São Romão nas últimas duas semanas, da falta de fornecimento e distribuição de tambores e amplitude de coleta até a comunidade Bananeiras 2. A Vereadora Silvania Andrade (PT) apresentou relatório de ações da Secretaria de Infraestrutura referente ao mês de outubro. O Vereador Paulo Geaneo (PT) destacou a evolução no transporte universitário ao longo das gestões no município, considerando as falhas e demandas atuais. O Vereador apresentou ainda, relatório semanal de atividades da Secretaria de Agricultura. O Vereador Júnior do Povo (PT) registrou participação em Reunião de Planejamento e Acompanhamento no Censo Demográfico 2022. Registrou também ação conjunta de Doação de Sangue do Hemoce com a Secretaria de Saúde na última sexta feira (21). O Vereador fez outros destaques positivos a gestão municipal do Prefeito Dariomar, pontuando ações como: recuperação e empiçarramento de estradas, investimentos na educação com a construção de escola, investimentos em iluminação pública, saúde e assistência social.

ORDEM DO DIA:

Requerimento nº 036/2022, de autoria do Vereador Professor Nonato, solicitando a tomada de providências necessárias em relação ao Projeto de Lei nº 031/2022.

Requerimento nº 037/2022, de autoria da Vereadora Dra. Rafaela Gonçalves, solicitando que seja encaminhado Expediente à Presidente da Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura Municipal de Altaneira, Sra. Iraneide Pereira de Pinho, requisitando o encaminhamento de cópia integral do seguinte procedimento: Licitação 2022.06.03.2/2022.

Matéria aprovada por unanimidade.

Requerimento nº 038/2022, de autoria da Vereadora Dra. Rafaela Gonçalves, solicitando que seja ampliada a rede de atendimento do Programa mais Cidadão para instalação de um anexo, como polo de atendimento descentralizado, na localidade do Distrito do São Romão.

Matéria aprovada por unanimidade.

Requerimento nº 039/2022, de autoria do Vereador Deza Soares, solicitando que seja realizado o empiçarramento da estrada que liga a Sede ao Sítio Pajeú, iniciando nas imediações da Casa de Farinha (Serra do Valério), se estendendo até o Açúde Pajeú.

Matéria aprovada por unanimidade.

Parecer nº 038/2022, da Comissão Permanente, ao Projeto de Lei nº 031/2022 de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Chefe do Poder Executivo Municipal abrir crédito adicional suplementar ao vigente orçamento da despesa, acrescentando em mais 30% do valor da despesa fixada na Lei Orçamentária nº 825/2021, de 29 de novembro de 2021, para o fim que indica e dá outras providências.

Matéria aprovada. Votação de cinco (05) votos favoráveis pela bancada da maioria (PT): Dra. Rafaela Gonçalves, Júnior do povo, Paulo Geaneo, Prof. Nonato e Silvania Andrade. Votação de três (03) votos desfavoráveis: Ariovaldo Soares (PDT), Roberci Vânia (PSD) e Valmir Brasil (PDT).

O Presidente Deza Soares encerrou a Sessão agradecendo a participação de todos, ressaltando a importância do voto no próximo domingo (30/10) na escolha do nosso representante no segundo turno das eleições 2022. A Sessão foi transmitida pelas redes sociais e rádio Altaneira FM. A transmissão na íntegra pode ser acessada na página oficial do Facebook.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito