Vereadores debatem live solidária e aprovam requerimentos solicitando explicações ao executivo.

Vereadores debatem live solidária e aprovam requerimentos solicitando explicações ao executivo.

#camara POR JUNIO 10 DE JUNHO DE 2020

Na manhã de hoje, 10/06, foi realizada mais uma sessão virtual da Câmara Municipal de Altaneira-CE. No expediente foi feita a leitura do ofício n° 016/2020 da secretaria de Administração e Finanças, envio das prestações de contas referente ao mês de abril de 2020.

Em seguida o Projeto de Lei nº 03/2020, da vereadora Zuleide Ferreira (PT), denomina José Garcia de Lima o Posto de Saúde do Tabuleiro. O qual foi encaminhado para Comissão Permanente.

O presidente da Câmara vereador professor Adeilton, mais uma vez justificou ausência do colega vereador Flavio Correia que vem se recuperando de uma cirurgia,que ainda se encontra hospitalizado.

No tema livre a vereadora Silvania Andrade fez a leitura de um arquivamento de um processo contra o prefeito Dariomar Rodrigues. Informou alguns processos, como material de higiene pessoal, locação de veículos dentre outros processo de licitação, disse que  isso mostra que o prefeito falou a verdade. O vereador Cier Bastos pediu mais uma vez ao secretário de infraestrutura que seja tomada providência com a quadra do Sitio Córrego.

O vereador Valmir Brasil disse que fizeram a limpeza do vale mas esqueceram de tirar os entulhos . Ainda pediu recuperação de alguns pontos da  estrada do São Romão.

O presidente da Câmara Vereador professor Adeilton informou que foi procurado por moradores do estevão que pedem instalação de rede de energia e água na localidade. Informou que vai procurar meios junto ao executivo e aos colegas vereadores  para que isso seja resolvido. Ainda parabenizou a live do Cicero do Assaré que fez ontem para arrecadar alimentos. Como também informou que amanhã será feita uma live para ajudar o mestre da cultura Elison que vem passando por um momento difícil.

“Também quero exaltar a primeira live de blogueiros. Foi um debate muito bom. Na ocasião foi combinado que seja feita uma moção de repudio contra a vereadora Zuleide que falou em sessão a respeito de um blog postando mentiras, sem citar qual foi a mentira e nem o nome do blog”.

Ainda informou que recebeu a resposta ao requerimento do vereador Flavio Correia solicitando resposta do presidente do conselho do fundeb. “O Evantiul informou que realizaram reuniões, com imagens publicadas em grupos, que na resposta tem a ficha funcional do servidor Claudovino Nogueira e Leocadia Rodrigues para analise”.

Ainda frisou que existe parecer jurídico da procurado do município , onde afirma que secretario de educação não deve receber dos 60%. O correto será a devolução dos valores pagos para conta do Fundeb.

Cobrou a distribuição dos kits da merenda escolar. Informou que o município recebeu cerca de 128 mil reais, como também entrega das cestas básicas. Ainda disse que achou estranho o prefeito ter sancionado emenda dos vereadores do projeto de suplementação, onde  sua base de situação votou contrario.

A vereadora Zuleide Ferreira falou sobre a live dos blogueiros. “ Todos sabem quem é o blog que solta mentiras, cito ainda algumas matérias. O senhor presidente foi atacado por esse mesmo blog, citou algumas matérias feitas, a ultima matéria fake News foi dizer que o empresário Palito distribuiu nove toneladas de alimentos, continuo com a mesma crítica, citei o blog , que é o blog A Pedreira, blog politiqueiro e mentiroso”.

Ainda informou que em breve  voltará as aulas, frisou que tudo está sendo estudado para que seja de forma segura. No final disse que nunca foi uma vereadora incoerente, reafirmou que votou contra as denuncias do governo municipal. Agora vem o arquivamento das denúncias, mostra que  foram denúncias infundadas. Sobre sua mudança de partido, disse que todos já mudaram de partido. “Meu partido é o prefeito Dariomar Rodrigues”.

“Na época que fui muito atacado, realmente foi muito difícil, nada como o tempo para saber quem estava com a razão. As coisas acontecem naturalmente, a gente precisa de mais perdão, que as coisas precisam ser mais humana, procuro ser o mais verdadeiro possível”. Respondeu Presidente da Câmara Vereador Adeilton.
 
“Todas minhas mudanças de partidos foram obrigatórias. Foram para não me aliar ao prefeito, pois fui eleito para levantar a bandeira da oposição. para mim foi uma surpresa Genival Ponciano ter ido para o PT, pois dizia que O PT era um partido de ladrão”. Respondeu Presidente da câmara Adeilton. O presidente informou que essa denúncia arquivada não foi feita pelos vereadores, foi feita por um cidadão.

O vereador Antonio Leite disse que sobre sancionar a emenda do projeto da suplementação, o prefeito concordou com o padeiro e com Contador que ele mesmo atacou na ultima live, contrariando seus vereadores de base de situação. “O prefeito queria que a oposição votasse contra para tentar colocar a gente contra o povo, mas teve que engolir “.
Sobre a denuncia arquivada  disse que não foram feitas pelos vereadores. “ Será se as denuncias feitas contra gestão passada foram infundadas, pois algumas já foram arquivadas?”

“ A live do Fabio Carneirinho e o empresário foram entregues de fato nove toneladas, essa matéria não é ´fake News. O blog A Pedreira tem credibilidade, infelizmente alguns que não fazem nada tentam diminuir ações positivas. O Palito não fez essa ação por interesse político, há muito tempo vem fazendo pelas as pessoas, quem conhece sabe que fez e faz , não devemos tentar diminuir ações por pura politicagem”. Afirmou Antonio Leite.

Sobre a fonte que estão pagando os professores Deza Soares e Leocadia Nogueira, disse que é de forma errada, se fosse feita da fonte correta iria sobrar dinheiro para reconhecer o trabalho dos professores que estão trabalhando mesmo nesse momento de pandemia. Disse que essa pratica deve ser  denunciada junto ao Ministério Público.

Sobre a mudança de partidos, disse que a mudança é normal, não é normal de algumas pessoas que atacava o PT de toda forma, o que existe hoje é ideologia pessoal, ideologia particular.  No final criticou o interesse do congresso nacional em tentar de toda forma realizar uma eleição no momento complicado que é essa pandemia.

O vereador Devaldo Nogueira disse que ninguém manda onde ele vota. Sobre o projeto de suplementação afirmou que o prefeito não teria outra saída que não fosse sancionar, que em breve o prefeito vai ter que novamente mandar outra suplementação. Sobre mudança de partido disse que sempre foi fã de Lula.

Na ordem do dia foi colocado em votação o requerimento do vereador Antonio Leite n° 013/2020 requerendo informações junto ao secretário de Administração e Finanças, Humberto Batista. O vereador requerente disse que verificando as contas encontrou empenho descriminando pagamento de uma bateria. Estranhou  que é uma empresa de Belém do Pará, disse que espera que seja um erro justificável. O requerimento foi aprovado por unanimidade

Em seguida o requerimento do vereador Antonio Leite n° 014/2020 requerendo informações junto as secretarias de Assistência Social e da Saúde. O vereador requerente disse que merece explicação sobre pagamentos  de servidores que exercem o mesmo cargo mas os vencimentos são divergentes, que essa situação precisa ser esclarecidas. O requerimento foi aprovado por unanimidade.

O último foi o requerimento n°015/2020, da vereadora Zuleide Ferreira (PT), requerendo ao poder executivo recuperação das estradas vicinais de acesso ao Sítio Valério e na Baixa Grande. A vereadora requerente disse que essas duas comunidades dão acesso ao município de Altaneira.  O vereador Antonio Leite disse que é contra, pois não diz a justificava  real , deveria ter sido colocado que as maquinas do município danificaram, do contrario é contra.

O vereador Valmir Brasil seguiu na mesma linha de pensamento do colega, disse que o requerimento foi feito de forma errada, antes vereadores criticavam esse tipo de requerimento, hoje defende. Também informou que é contra.

O vereador  Cier Bastos pediu a vereadora que refaça o teor do requerimento, que seja feito dizendo que as maquinas danificaram a estrada, que dessa forma vota a votaria a favor , do contrario também vai se abster.

O vereador Devaldo Nogueira informou que acha que não precisa de requerimento para recuperação da estrada da baixa grande, no Valério de fato precisa de recuperação.

A vereadora Zuleide Ferreira reafirmou que a solicitação da recuperação da  estrada que pertence Assaré e Santana do Cariri, que seu requerimento vai continuar da mesma forma. Informou que os vereadores estão contra  e que vai dizer que os vereadores de oposição estão contra o povo.

“Formos bem claro , tudo aqui é gravado, mas se a vereadora quer pregar Fake News pode fazer, isso é um requerimento politiqueiro.” Respondeu o vereador Antonio Leite.

O presidente da Câmara  vereador professor Adeilton  pediu  bom senso ,  que o requerimento poderia  ser modificado , afirmou que o vereador Devaldo Nogueira foi muito feliz, como também disse que o prefeito pode muito bem resolver.

 "Nossa Assessoria disse que esse requerimento não deveria ser votado, podemos redigir  um oficio para os prefeitos de Santana e Assaré para que seja feito os reparos, como também podemos através de oficio dizer ao prefeito de Altaneira  que possa fazer o serviço de recuperação." Comentou Adeilton

A vereadora requerente disse que tudo lhe deixa triste e que vai continuar com o requerimento.

“Em virtude da postura da vereadora não irei colocar meu nome para que o prefeito faça recuperação fora dos limites de nosso município” Respondeu o presidente da Câmara Adeilton.  O requerimento foi aprovado por maioria. Votaram a favor, Zuleide Ferreira, Devaldo Noguiera, Alice Gonçalves e Silvania Andrade. Votaram contra Valmir Brasil e Antonio Leite, se abstiveram de votar, o presidente da Câmara Vereador  Adeilton Silva e Cier Bastos.

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito