Vereadores debatem projeto de pedido de suplementação do poder executivo

Vereadores debatem projeto de pedido de suplementação do Poder executivo

img
#camara POR JUNIO 30 DE SETEMBRO DE 2020

Na manhã de hoje 30/09, foi realizada mais uma sessão virtual na câmara municipal de Altaneira. No início o presidente da Câmara Municipal vereador professor Adeilton, leu o Projeto de Lei 014/2020, do Poder Executivo que autoriza abertura de Créditos Adicional suplementar ao vigente orçamento do município de Altaneira.

Oficio N º 026/2020, da secretaria de Administração e finanças, encaminhando a casa legislativa documentação de Prestação de Contas referente ao Mês de Julho, referente todas as secretarias.

O presidente da Câmara vereador professor Adeilton Silva disse entranhar mais um pedido de suplementação, no valor total de pouco mais de 10 milhões de reais, mas que a Comissão Permanente com apoio da Assessoria da casa legislativa irá analisar os pedidos do Poder executivo.


 Em seguida no tema livre o vereador Flavio Correia chamou atenção da sociedade em virtude de áudio vazados por pessoas do alto escalão do governo, com agressões contra pessoas de bem e  que gera empregos no município, enfatizou que todos devem ter o direito de pensar diferente, classificou os áudios como uma atitude nojenta.

“Essa turma não tem nada pra mostrar, ficam usando os vereadores, mas o povo não acredita em vocês, uma pessoa disse bem, afirmou que o prefeito não fez o dever de casa, agora fica nessa política mentirosa. Peço as pessoas de bem que continuem com essa vontade de mudança”.

O vereador Flavio Correia perguntou qual é o trabalho que não pode parar, chamou que seja feita uma comparação do atual governo com o governo do passado. Pediu aos eleitores que cobrem dos candidatos o que foi feito nos últimos quatro anos. Ainda afirmou que não tem saúde em Altaneira, que não tem saúde para quem é independente. Lamentou ainda a situação do Parque Eventos, que virou “cemitério de Carros velhos”.  Ainda criticou o descaso com os prédios públicos. Afirmou que os vereadores de oposição fizeram sua parte, que agora é com a sociedade, se querem a politica do atraso ou a volta do crescimento.
Finalizou que saiu do governo porque não aceitou, perseguição, corrupção e essa política do deboche.

O vereador Antonio Leite reforçou as palavras do vereador Flavio Correia, que realmente o Parque de Eventos está abandonado, como também vários prédios públicos estão destruídos.
“A gestão é o retrato do gestor, puro desmantelo. É lamentável receber dois projetos que ultrapassa os dez milhões de reais, sem nenhuma organização, manda projeto apenas para tentar jogar os vereadores contra sociedade, esse é um governo que não tem nem liderança na casa legislativa. O governo do ex-prefeito Delvamberto Soares, fez uma grande administração. Sobre candidato que não morar em Altaneira, o atual prefeito foi beneficiado por um prefeito que morava também fora de Altaneira.
Talvez se o atual prefeito morasse fora, Altaneira estava menos acabada. Sobre os projetos de suplementação temos tempo regimental de 45 dias para analisar com cuidado, agora aprovar um projeto dessa importância para um governo desorganizado, isso não iremos fazer.”
Finalizou cobrando do secretário de agricultura sobre o resultado do plantiu da mandioca e do algodão no município, alertou que os agricultores não se enganem com mentiras.

A vereadora Zuleide Ferreira disse que é lamentavam escutar palavras dos vereadores que falaram antes, frisou que existe um dispositivo que dava direito a fazer a transferência , que na ultima votação foi retirada, lembrou anda que na oportunidade quase foi feita uma ilegalidade , mas que junto com assessoria do executivo foi feita o reparo, e afirmou que o governo tem sim planejamento, lembrou que o governo ficou travado, semana passada aprovaram um orçamento para beneficiar a equipe do conselho Tutelar, ainda afirmou que se o projeto não for aprovado não vai ter carros para paciente e nem pagamento para os servidores. Afirmou que é triste ver alguns dizendo que não fez nada, sendo que esse governo escolheu fazer a maior obra do município que foi a estrada Altaneira - Assaré. “Ainda temos que escutar discursos politiqueiro de um vereador que levou material da casa legislativa e outro que tirou nome de sua empresa para vender quentinhas para prefeitura, ainda bem que já decidiram da política.  Vejam que a câmara vem massacrando o poder legislativo”. Finalizou

“ E lamentável houve um discuso sujo de quem se vendeu , vejam que dá prejuízo ao municipio, olhem quem ganhar dinheiro sem trabalhar. Porque a vereadora não busca fiscalizar o Parque de Eventos, corrupção na locação de Carros, porque a vereadora não fiscalizar o prefeito, ainda bem que essa vereadora tem a burrice de deixar gravado essas mentiras, mostre uma folha de ponto que você trabalha de fato”. Respondeu o vereador Antonio leite

“Fiz algumas críticas ao governo, sobre esses ataques, não me sinto atingido, até porque essa senhora não moral para me atacar. Apenas sair do governo porque não aceitei participar dessa corrupção. Sobre essa estrada ser feita pelo prefeito, é vergonho escutar essas mentiras. Por muito tempo cobramos essa estrada, todos sabem a história verdadeira. Nesse governo vejo apenas o prefeito acabar com o município, repito que essa vereadora não tem moral para falar de minha pessoa. Sobre a suplementação a base do governo votou contra, inclusive essa vereadora que o povo diz que ela se vendeu votou contra o projeto de suplementação”. Respondeu Flavio Correia.

O vereador Valmir Brasil reforçou que o atual governo não fez nada no Vale do São Romão, relatou uma reclamação de pessoas que não estão sendo atendidos na saúde. Pediu que o povo faça uma analise de quer para o futuro.

Questão de ordem: A vereadora Zuleide Ferreira disse que essas falácias dos vereadores que lhe antecederam o povo não aceitam, frisou que está fora de sala de aula por motivo de saúde, mas que a carta não foi entregue. Sobre ter se vendido não condiz com a verdade, apenas quis ser uma pessoa justa, decidiu não compactuar com um golpe. Ainda disse que não quer se medir com ninguém. Lembrou que não é ela que até hoje defende a Reciclan, uma empresa laranja, e que os donos devem pagar pelos seus erros.

A vereadora Silvania Andrade disse que é triste ouvir falar que tem medicamentos vencidos, afirmou que a maior obra do prefeito é cuidar do povo e que o prefeito não anda desesperado atrás de dinheiro.

O vereador Cier Bastos disse que os candidatos devem dizer o que foi feito, já oposição mostrar o descaso. Infelizmente o grupo de situação estão com ataques pessoais, frisou que o povo vem relatando que em vez de mostrar o que foi feito, não fazer ataques pessoais. “O povo quer ver uma quadra reformada, o povo quer ver calçamento, o povo quer saúde, mas não mostram porque não tem nada para mostrar”. Completou.

Questão de ordem: “O vereador Flavio Correia parabenizou as palavras do jovem Cier Bastos. Afirmou que fez um discurso de cobranças, mas a vereadora para defender o governo prefere falar de um processo que eu fui inocentado.”
 A vereadora Silvania sabe de nossas reuniões no combate aos desmandos desse governo, todos sabem disso. Mas estamos chamando a sociedade para mudar nossa realidade, isso está incomodando quem defende suas mamatas que logo vai acabar. Politico tem medo de uma sociedade esclarecida. Esse projeto de suplementação não é carga de fruta para ser aprovadas em 24 horas. Quero dizer a vereadora Silvania que faça papel de papagaio do governo, mas faça com coerência, eu não falei em remédios vencidos”. Rebateu Flavio Correia.
“ A vereadora Zuleide Ferreira que não tem discurso faz ataques porque cobramos ações do governo, essa vereadora diz que está fora de sala de aula porque tem problema nas cordas vocais, imagina se não tivesse , porque só abre a boca para falar asneira. O prefeito destruiu até as plantas das praças públicas, mas tem vereadores que passou defender esse governo depois de um ano e meio e ficam com busca ataques pessoais para encobrir os desmandos do governo.” Afirmou Antonio Leite.
O vereador Devaldo Nogueira disse que a sessão está se tornando palco de quinta categoria, com ataques pessoais. Sobre o projeto de suplementação disse que é obrigação dos vereadores de aprovar as dotações. Afirmou que isso é pura politicagem. Afirmou que sobre a eleição disse que o povo sabe bem o que quer.
O presidente da Câmara vereador professor Adeilton disse que o vereador Devaldo Nogueira tem em parte razão em suas cobranças.
 “ O povo agora tem a oportunidade de escolher o melhor, o povo tem o poder de decidir se quer um governo que não fez nada, ou quem pode fazer. A reeleição se tornou algo preocupante, pois alguns fazem uma administração mais ou menos boa para ter o segundo mandato. Não é fácil dizer que a gestão de Altaneira foi uma gestão boa, dizer que essa gestão cuidou do povo não é verdade.

Existem exames de mais de um ano engavetados na secretária de saúde. Se quiserem saber como é a saúde Altaneira adoeçam, é triste nossa situação. Beira o ridículo o papel da Assessora da secretaria de saúde de primeiro saber em quem a pessoa vota para depois mandar fazer o atendimento. As pessoas em Altaneira são perseguidos por uma portaria de pouco mais de 300 reais.
Vamos ter um pouco de humanidade, o povo quer ser escutado. Estamos escutando relatos de pessoas, são histórias humilhantes. O prefeito de Altaneira deveria saber que ele é funcionário do povo, ao longo do mandato não cuidou do povo e agora querem pressionar os cidadãos altaneirenses.
Deixo uma reflexão, se o atual prefeito não fez nada no primeiro mandato, imagina se acontecesse o segundo. Realmente existe política de quinta categoria, mas por parte de algumas pessoas do executivo. Mas tem algumas pessoas boas que fazem parte desse governo que já se arrependeram de votar nesse gestor. O atual prefeito não quer saber quanto que vai custar essa eleição, faz de tudo para vencer essa eleição, promete tudo e não cumpre nenhum compromisso.” Completou O presidente da Câmara vereador professor Adeilton.
Na ordem do dia foi colocado em votação o Projeto de Lei 06/2020, do Poder Executivo solicitando Crédito Adicional Suplementar ao orçamento da geral do município. Unidade orçamentária: 01.031.001.2.001 - Manutenção das atividades da Câmara Municipal de Altaneira. O relator da Comissão Permanente Antonio Leite solicitou que a matéria possa ser votada juntamente com o projeto de suplementação do poder executivo.

O vereador Flavio Correia solicitou pedido de visto a matéria para ser analisada juntamente com projeto de suplementação do poder executivo.
A vereadora Zuleide Ferreira frisou que essa matéria não pode ser votada nessa sessão,  disse que ainda bem que pediram visto, pois se fosse votar iria fazer  duras críticas, afirmou que o correto é analisar juntamente com o projeto de suplementação.

O presidente da Câmara vereador professor Adeilton Silva afirmou que os vereadores de oposição não vão prejudicar o município, mas que essa polemica é pela falta de organização do Governo Municipal. Mas afirmou que um projeto dessa importância deve ter a participação da Assessoria Jurídica.

O vereador Antonio Leite disse que todos devem fazer a crítica ao parecer, mas que ele é obrigado a cobrar do município transparência, o que não tem.
“A casa legislativa não vai parar por conta desse visto, como a poder legislativo também não vai, isso é um discurso politiqueiro”. Completou Antonio Leite.

A matéria foi retirada de pauta e foi marcada uma reunião presencial da Comissão Permanente para próxima segunda - feira as 08:00 da manhã.


 

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito