Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores cobram providências sobre prevenção em saúde e melhorias nos atendimentos

Vereadores cobram providências sobre prevenção em saúde e melhorias nos atendimentos

por alt publicado 29/05/2019 20h34, última modificação 29/05/2019 20h34
Na sessão de hoje, 29/05, foi apresentado os ofícios nº. 74/2019, da Secretaria de Saúde, em resposta à Câmara Municipal de Altaneira, oficio nº. 05/2019, da EMATERCE, solicitando espaço na tribuna na sessão do dia 05/06/2019 para prestar conta com a população e divulgar algumas ações, oficio nº 45181/2019, do ministério público do trabalho, convidando para participar do evento de lançamento do pacto cearense pela aprendizagem profissional de adolescentes em situação de risco social.

Foi lido também oficio do Sr. Everton de Sousa Venâncio, solicitando espaço na tribuna para tratar de assuntos referentes à denúncia que o mesmo apresentou ao ministério público. Após a leitura dos ofícios o presidente concedeu o tempo na tribuna para Everton Venâncio fazer os seus esclarecimentos.

O mesmo iniciou falando em relação a denúncia que eu fiz contra o governo municipal no Ministério Público. Citou que há vários dias o prefeito e mais uma Secretária estão tentando denegrir sua imagem, dizendo ao pessoal que ele estar tirando a comida do prato deles, por que o prefeito em vez de tentar denegrir não tenta se explicar que contratou de forma irregular, que em vez de prorrogar o concurso público ou fazer seleção pública, contratou de forma irregular apenas por alinhamento político, ou seja, só para segurar votos por que o próximo ano é ano eleitoral. Que se como cidadão não tivesse feito essa denúncia a Câmara com certeza iria fazer. Que cada pessoa precisa do seu trabalho de forma digna, agora contratar de forma regular. Que se o gestor é tão sério por que contratar de forma irregular, por que sabe que nepotismo é crime por que prática. Outra coisa ele não fez tudo pelo meu irmão o município que fez, se querem falar de Everton Venâncio que fale, mais respeitem minha família. Afirmou que não tem culpa se alguém vai ser demitido ou não, a culpa é do gestor, que não tem medo de represálias e que fez a denúncia sabendo do que podia acontecer com o mesmo. Que só exige respeito para com sua família. Que agiu como cidadão, é um direito do cidadão fiscalizar, que tudo que diz pode provar, pois tudo estar documentado, que se o Prefeito quiser falar com o mesmo sabe onde ele mora, pois no tempo de política o mesmo andou na sua residência casa. Encerrou agradecendo pelo espaço nessa casa.

Tema Livre

O Vereador Antonio Leite começou fazendo um esclarecimento sobre sua fala na sessão passada, quando falou que tinha professor mais mal-educado do que os alunos na escola 18 de Dezembro. Que não citou nomes por questões éticas, mas que tudo ficou esclarecido lá diante do gestor e da professora, que foi resolvido, foi um caso isolado de uma professora, que o falado daquela escola foi exclusivamente sobre a estrutura da escola, tem reclamações de funcionárias de lá que não tem os EPI´s para se quer entrar nos banheiros. Citou que já tivemos melhoras com as visitas e que irão fazer outras visitas para verem no que melhorou. Que será um prazer trazer aqui os resultados de melhoras, pois precisa mostrar para a sociedade que a intenção é provocar os gestores para que resolva os problemas, para melhorar a qualidade do trabalho e das infraestruturas das escolas. Sobre a saúde citou que recebeu reclamações do atendimento no hospital, falta de respeito com o idoso, com uma criança. Afirmou que não se sente bem no hospital como vereador, pois tem uma fila com 15 ou 20 pessoas e querer tomar a frente de ninguém, só se for caso de extrema urgência, mais por apadrinhamento, se achar que é melhor que todo mundo eu não concordo, tem que haver uma triagem naquele setor de recepção para saber o que de urgência, emergência, porque as pessoas estão sendo prejudicadas, continua o desconforto por conta da destruição do hospital, tinha outros locais para ser construído o CEO, inclusive no posto de saúde das populares, mais o ditador disse que tinha que ser lá.

Informou que juntamente com o vereador Flavio estiveram lá no Centro de Endemias, conversaram com o Coordenador, viram à falta de compromisso da Secretaria de Saúde para com os mesmos. Pois estão com redução de servidores para outras secretarias, falta farda e falta equipamentos, chegou umas botas e mascaras agora, falta o restante dos produtos para trabalhar, já temos casos de dengues confirmados, aquelas campanhas acabaram e nada é feito, vai esperar acontecer o pior.

Deixou claro que os setores que visitaram já tiveram bons efeitos, e irão continuar visitando para que melhore o Município inteiro.

 A Vereadora Zuleide Ferreira iniciou fazendo as condolências à família de dona Neném Rodrigues, uma centenária que tanto ajudou a formar a nossa cidade de Altaneira. Continuou falando sobre o atendimento no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) onde mostrou dados atuais após feita à devida triagem e iniciado os atendimentos foram realizados diversos procedimentos, sendo citados pela vereadora os seguintes: 45 cirurgias de ciso, 25 cirurgias periodontais, falou que os serviços de canais começarão a serem feitos na próxima terça feira, pois já foram feitas as devidas triagem para o atendimento, completou repassando alguns valores dos procedimentos realizados no local e dizendo que esses são os dados do CEO que até momento foram feitos no município.

Sobre alguns áudios compartilhado com os Vereadores pelo Vereador Antônio Leite sobre o hospital municipal, ela afirma ter feito visitas ao CEO e ao Hospital Municipal, dizendo que o hospital deveria funcionar apenas com os atendimentos de urgência e emergência e afirma que em virtude de viroses que acontecem em vários municípios estar havendo uma superlotação, onde durante o dia deveria atender a 50 pessoas, devido a isso esse número estar sendo de 150 pessoas. Afirmou que isso mexe com a estrutura e com os servidores que são profissionais de extrema qualidade e que são preparados para isso. Sobre a questão de se fazer triagem a vereadora Zuleide fala que se informou e que por enquanto e impossível fazer a triagem com o atendimento dessa natureza e que estar aguardando a contratação da Dra Yaquelini que inclusive tem um projeto de sua autoria para conceder título de cidadã Altaneirense a Dra. Yaqueline e quando houver a contratação será possível fazer essa triagem e assim quando diminuir esses atendimentos de virose, sendo que de 65 a 90 pessoas por dia estão sendo atendidas no hospital, sendo que segundo a vereadora esse número já chegou a 150 pessoas e falam que se fizer triagem, as pessoas terão que ir para seu PSF (Programa Saúde da Família) e caso seja um fim de semana estará fechado e que cada atendimento e avaliado pelos profissionais, fala que a limpeza das salas do hospital e feita antes das pessoas entrarem e que eles tem todo um cuidado para que os pacientes não sejam contaminados.

A vereadora continuou afirmando que já começou a ser feita a borrifarão da campanha da Leishmaniose, sobre o calazar. A Vereadora confirmou que a Dra Yaqueline irá atender no PSF (Programa Saúde da Família) e nas urgências no hospital municipal. Sobre as questões das Endemias falou que não concorda que não é um trabalho que não estar sendo feito, e que o trabalho estar sendo feito com a equipe que tem e que desde o início do ano vem sendo feito o trabalho na medida do possível e que tem dizer em números o que os agentes de endemias vêm fazendo no município de Altaneira e cita que até o mês de fevereiro foram feitas 3.160 visitas e no primeiro ciclo de zona rural de imóvel foram visitadas 1.112 residências até o mês de abril e os imóveis com foco de aedes egypt são 113 onde o índice de infestação predial foi de 2,70% entre outros dados citados. Encerrou falando sobre a situação do calazar onde pode acontecer infestação de um município para outro e que todos estão sujeitos a ser vítima do mosquito.

O Vereador Valmir Brasil iniciou fazendo uma reclamação dos transportes na área da saúde, onde foi procurado por uma pessoa que foi atrás de transporte para levar uma senhora de 82 anos para fazer um exame em Barbalha e que tinha apenas uma van. O Vereador afirmou que no caso da senhora de 82 anos é inapropriado, pois terá que passar o dia esperando e que para ele não seria o ideal, e que se ela quisesse outro tipo de transporte falasse com o prefeito, o Vereador afirmou ser uma situação complicada que quando a pessoa procura a ajuda de algum vereador já e motiva de perseguição e orienta as pessoas a procurarem os meios legais nessas situações.

A Vereadora Silvania saudou os presentes e parabenizou o Secretário de Cultura pelo evento no dia do desafio e ao Secretário Paulo Almeida pela iluminação pública.

O Vereador Flavio Correia iniciou dizendo que quando critica os secretários eles querem nos processar, Valmir relatou que uma senhora precisou de ajuda médica e a ordem é que fosse procurar o prefeito, se o secretário não tem autonomia de resolver os problemas da sua pasta, se ele não for laranja é muito incompetente. Acrescentou que estiveram no posto de saúde do Taboleiro, que estava fechado, se nem uma explicação para transferirem a funcionário daquela localidade e deixarem o posto sem ter outra pessoa para substituir, a sociedade é quem paga o preço e essa Casa não pode calar diante de tanto absurdo. Todas as vezes que falamos do hospital agente faz elogios aos servidores, nós nunca atacamos os servidores, as vezes agente ataca pessoas incoerentes que assumiram cargos e que chegam lá e querem mandar. A questão da paciente que foi atendida na sala de parto não é mentira e não foi para parir e sim justamente para fazer uma sutura, não tinha local para se fazer esse procedimento, consequência das cinco salas do hospital que acabaram, a incompetência é dos gestores.

Sobre a educação, falou não entender como um professor se submete a ir para uma sala de aula onde o quadro estar quebrado, segurando por duas cadeiras, aonde não tem iluminação, não tem ventilação, abram a boca e digam que não tem condições de trabalhar desse jeito, minha preocupação é com o futuro de Altaneira, se essas crianças não tiverem uma boa preparação agora eles não vão ser bons universitários amanhã, eu não acredito que o diretor e nem os professores da escola 18 de Dezembro usem aqueles banheiros.

Para concluir, citou que o pronunciamento do senhor Everton Venâncio é muito grave, que mais uma vez quer ver se a Câmara de Altaneira irá se calar diante dessa situação, tem que esperar que a sociedade fiscalize, e nós? Vamos justificar nosso trabalho como? Indagou o Parlamentar.

O Vereador Cier Bastos iniciou falando da situação do posto de saúde do Sítio Tabuleiro, onde mais uma vez as comunidades do Córrego e Tabuleiro por algum motivo estão sendo prejudicadas, quando não é na parte das endemias com relação às visitas é na parte da iluminação pública e que apareceu mais uma agora que é no atendimento à saúde, onde foi retirado uma servidora do posto e não houve o direcionamento de outra para que se prestasse esse atendimento. Falou que as comunidades de Tabuleiro, Corrego e Taboquinha são perseguidas ou tem um tratamento diferenciado para menos e que existem pessoas que dizem que não, e pede explicação do porquê que no sitio Serra do Valério houve uma mudança e imediatamente já tinha outra pessoa no lugar pra fazer o atendimento e a do tabuleiro não tem aonde as pessoas vai até lá semanalmente e são obrigadas a voltarem ou então ficam sobrecarregando a agente de saúde que tem outras funções a desempenhar, onde a mesma pega os nomes das pessoas para ver se o médico vai até lá e consegue fazer o atendimento e deixa sua reclamação, tristeza e repudia a essa situação e que arrumem logo uma pessoa e mandem logo para que possa ser atendidas o mais rápido possível.

Sobre as endemias falou que já trabalhou nas endemias e que não há estrutura para se trabalhar e que já estavam com três meses que não se fazia o ciclo de dengue na zona rural e que ano passado houve casos positivos de dengue naquelas comunidades e que o trabalho tinha parado por falta de carro para transportar os agentes de endemia, mas foi feito uma licitação e parece que continua a mesma coisa. E uma reclamação maior que desde 2015 que não se trabalha campanhas de chagas no município. Citou a preocupação por passar tanto tempo sem fazer esse trabalho que e de suma importância para a população e que isso e preocupante.

O Vereador Devaldo Nogueira esclareceu que foi procurado por populares do Sítio Taboleiro sobre a atendente do posto de saúde do Tabuleiro e que ele iria interceder e falou que a partir de hoje será destinado um funcionário para atender aquelas pessoas.

O Vereador Professor Adeilton parabenizou os Vereadores pelo trabalho que estamos desempenhando, sobretudo os vereadores de oposição, pois as visitas que foram feitas estão surtindo efeitos.

Sobre a questão dessa atendente do Sitio Taboleiro foi uma coisa sem necessidade, mudança que não trouxe nem um benefício para a comunidade, se nós gestores, agentes políticos queremos trabalhar para servir bem a comunidade essa transferência foi um péssimo exemplo, e agora estamos correndo atrás para poder concertar isso.

Informou que foi procurado por alguns moradores aonde relataram que procuraram o Secretário de Saúde e disseram que já encontraram 5 barbeiros, aonde o secretario falou que não era de se assustar pois encontrou um em sua própria residência. Acrescentou que se não trabalharmos com prevenção alegando que não tem dinheiro fica difícil, se isso se alastrar no município nós estamos realmente em uma situação deplorável com relação a essas questões de saúde.

Informou ainda que recebeu de uma senhora fotos da Rua Manoel Henrique de Sousa com mato muito grande, inclusive já acharam foco do mosquito da dengue, que a mesmo solicitou a limpeza e ninguém faz nada. Acrescentou que ontem pela manhã uma mãe lhe procurou com uma criança de dois anos que estava vindo do PSF, o filho dela estava com desconfiança de perda da audição, ela queria agendar uma consulta para poder ser encaminhada para um especialista, mais pelo agendamento ela só pode ser atendida no dia 12 de junho, ela falou que esse agendamento não está funcionando, porque um caso desse aí é emergencial teria que ter preferência. Citou que falta humanidade, preocupação, as pessoas quanto mais carentes mais precisam de atendimento, estamos em situação de calamidade muito grande, queremos ver nosso povo bem atendido.

Finalizou falando sobre a escola nota 10, nenhuma das escolas de Altaneira foram conquistaram o Prêmio Escola nota 10. Que se sentiu na obrigação de relatar isso porque as pessoas cobram fazendo referência aos livros comprados ano passado por quase um milhão de reais, desconfiamos que esses livros não tinha meramente um fim pedagógico, quando o dinheiro chega aos gestores me parece que há um desespero em gastar e não há prioridade, um planejamento para se fazer isso, e nós ficamos nessa situação, se os recursos são poucos e não se investi da forma devida, os resultados serão esses que estão acontecendo em Altaneira.

Ordem do dia

Na Ordem do dia foram aprovados por unanimidade dois requerimentos:

1 -  Requerimento nº 51/2019, do Vereador Antonio Leite, requer a limpeza de via pública na localidade de Serra do Valério;

 2 -  Requerimento nº 52/2019, do Vereador Antonio Leite, requer providencias do serviço de vigilância sanitária.

O Presidente da Câmara aproveitou para convidar os Vereadores e toda comunidade para participarem da audiência pública para tratar sobre a reforma da previdência social que será realizada pela Mesa Diretora da Câmara Municipal nesse dia 31 de maio às 9h.

Informou que a audiência contará com os debatedores:

  • Raimundo Soares Filho, Advogado;
  • Roberto Anastácio, Advogado e Vereador no Crato;
  • Nicolau neto, Professor;
  • Paulo Shalon, Empresário.
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.

Mídias Sociais

Facebook Twitter Linkedin Youtube Flickr

Pesquisa de Opinião

Gostou do novo portal?

Sim
Não
Pode melhorar
spinner
Total de votos: 1150
Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo

Acesso à Informação