Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores debatem sobre os resultados do SPAECE e Prefeito tenta justificar a queda nos resultados

Vereadores debatem sobre os resultados do SPAECE e Prefeito tenta justificar a queda nos resultados

por alt publicado 15/05/2019 23h30, última modificação 15/05/2019 23h30
Na sessão de hoje, 15/05, o Gestor Municipal solicitou espaço para prestar esclarecimentos sobre atual situação do município e resultados da educação, e foram aprovados vários requerimentos.

Os Vereadores foram informados sobre mensagem do gabinete do Prefeito, encaminhando o Projeto de Lei nº 006/2019, autoriza o Poder Executivo Municipal a delegar a prestação de serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitários nas localidades de pequeno porte do Município ao Sistema Integrado de Saneamento Rural e suas associações filiadas.

Durante a fala do Prefeito o mesmo parabenizou a secretária da pasta e todos os profissionais de educação pelos índices alcançados, falou ainda que em seu governo foi feito todo o enquadramento necessário, aumento salarial e compra de material didático, que o atual resultado é devido a um certo comodismo, ser o primeiro não é fácil, pois os demais municípios querem passar em sua frente, justifica que todos os investimentos necessários em educação foram feitos.

Em relação à infraestrutura, logo muito em breve todas as estradas do município serão revitalizadas, roçadas e alargadas tirando as principais curvas mais perigosas.

Falou ainda que tem uma previsão de um leilão, onde está sendo feito o pedido de licitação para contração de um leiloeiro, onde foi detectado que alguns carros precisam ser leiloados, pois tem alguns veículos que já estão sendo adquiridos, como o um micro ônibus de emenda parlamentar do deputado José Guimarães onde o processo licitatório já terminou e o mesmo já está em fase de aquisição o qual será destinado a saúde.

Sobre a banda de música, o projeto já está pronto por parte do governo municipal e será enviado para alguns integrantes da banda para que os mesmos façam as análises ou alterações que julguem necessárias e posteriormente para a câmara municipal.

Durante o tema livre o vereador Antonio Leite iniciou dizendo que repudia as demagogias, pois sempre que o gestor vem a essa casa vem com discurso demagogo, querendo colocar os vereadores contra a população, pois os mesmos apenas mostram a realidade do município, não estão felizes e soltando fogos por maus resultados não, será que é mais fácil admitir que houve falha na gestão na queda dos índices da educação do que culpar os vereadores? Pois a falsa humildade que prega nessa tribuna é muito visível, seria mais fácil fazer uma postagem pra população dizendo que os índices da educação caiu mas ainda continuamos bem colocados, visto que se o resultado fosse positivo estavam todos colocando a culpa nos vereadores que criticam a compra de um milhão livros, mas não, preferiram calar e colocar apenas esse resultado da crede e não colocar os gastos da realidade do município e que sempre mostrará a realidade do município a população e as postagem feitas é para que a população saiba dos investimentos altos feitos e que não deram resultados, mas não tiveram porque?

Falou ainda sobre o transporte dos médicos que atendem no sítio, que estão em situação precária colocando em risco a vida desses profissionais.

Sobre a nota da escola Joaquim Soares em relação a visita dos vereadores de oposição, é uma nota totalmente fora da realidade do que foi dito dentro da escola, o vereador fala que foram bem recebidos, questionaram a situação em que a população vinha reclamando e a diretora concordou com algumas e falou que tinha propostas para mudanças até pra melhorar, quando foi a noite sai uma nota dizendo que foi uma visita politiqueira de quem não quer o bem, o vereador questiona onde está o carro baú que era utilizado para entrega de alimentos onde o mesmo não foi mais visto em Altaneira.

O vereador conclui dizendo “Quando uma pessoa não consegue te manipular, ela manipula as outras pra pensar mal de você” e é isso que faz essa gestão.

O Vereador Flavio falou que é dia de luta, lamenta um sindicato, professores e sociedade combater os desmandos do governo federal e apoiando os desmandos do governo municipal, ouvindo a fala do prefeito, lamenta o gestor não saber as atribuições do vereador. Que em visita a escola Joaquim Soares fala que foi muito positiva, porem a nota divulgado não condiz com a verdade, que a escola não esta programada para ter 300 alunos, que a diretora concordou com alguns pontos abordados, que os alunos são reféns.

Na ida ao hospital, há anos não tem lençol, que acabaram com a emergência, dificultando nos atendimentos por causa do CEO, que a prefeitura não tinha a contrapartida para receber a emenda do CEO.

Que em 2008 eram contra o nepotismo, que tinha como referência o vereador Deza, que hoje se calam.

E pergunta cadê o caminhão baú da merenda escolar, que hoje esta sendo carregada de ônibus.

Encerra dizendo que esta falando sem ódio e ranços, que entregará até dia 20 de junho duas profissionais a disposição do Brasil.

No tema livre o vereador Genival começou falando sobre os resultados da educação que foram comentados nessa casa que fica feliz com os resultados, mesmo caindo ainda continua no verde escuro segundo ele o município não caiu tanto, foram os outros que subiram mais que o município, mesmo o município estando em segundo lugar na crede 18 e que permanecer em primeiro lugar é muito difícil.

Sobre os carros, parabenizou o vereador Antonio Leite pela sua dedicação em ver que os carros as vezes tem péssimas condições de funcionamento isso mostra a necessidade de manutenção e esse carro terá uma despesa muito grande devido ter se acabado, muitos outros precisam de manutenção para que não fiquem igual aquele que está no momento, e ver que as coisas estão andando mais ou menos mas ainda precisa de ser consertado, sobre críticas disse que se preciso fará aos vereadores e até mesmo ao prefeito se for necessário.

Sobre a escola Joaquim Soares falou que é necessário as críticas dos vereadores, e o que vem sendo feito é a realidade e o que eles podem fazer, fala que quando uma escola inicia um projeto daquele de começo e nunca vai ser 100% e para que se chegue vai demorar e muito isso é natural pois é um começo uma preparação pra que no futuro teremos uma escola de primeiro mundo se for o caso se for necessário, pois é isso que lutamos e queremos e é isso que vai acontecer futuramente assim tenha o trabalho pra que isso venha a acontecer.

Sobre o hospital o vereador fala que a superlotação se dá em virtude de uma virose e que acontece em geral, que essa situação se estende a situação atual do país e que em Altaneira temos um dos melhores atendimentos.

Sobre o nepotismo que envolve sua esposa que é diretora da escola Joaquim Soares e seu filho que é gerente de departamento de esportes, ele afirma que sua esposa é concursada e caso saia irá assumir o concurso e que seu filho já estava exercendo a função quando ele assumiu a cadeira de vereador no município, afirma também que não pediu para que o filho fosse diretor de esporte e nem que a mulher fosse diretora de escola e enquanto não houver denuncia eles não irão sair, porque é querer do prefeito e da sociedade e que estão contribuindo com o município.

Sobre o fechamento da câmara, o mesmo afirma que não ficou sem remuneração e que um poder não pode pagar por irresponsabilidade de outro e fala que foi uma irresponsabilidade da câmara do momento, tanto dos vereadores que votaram a favor quanto do presidente que admitiu e acatou essa ideia.

Sobre a compra de livros, o vereador Genival fala que foi criticado em redes sociais e que não daria resposta, pois sua resposta é olho a olho e que não tem medo de falar pra ninguém seja ele qual for, e que vereador não pode ter medo de dizer as coisas, ou do contrário não seja vereador e que não tem medo de críticas porque aprendeu a criticar também, e que não defendeu o prefeito pela compra de quase um milhão em livros mas defendeu que os livros seria uma fonte para melhorar o aprendizado dos alunos fazendo pesquisas.

Finaliza citando o vereador Flávio Correia pela alegria em ver que suas duas filhas estão se formando esse ano, uma em medicina e a outra e enfermagem e que é uma alegria para todos de Altaneira em ver um filho ou filha da terra obtendo sucesso.

A Vereadora Zuleide falou que gostaria de ser informada a sobre as visitas nas instituições, que deveria participar também, que na escola Joaquim Soares o vereador Flavio esqueci que foi construído cinco salas aumentando a sua capacidade, que confia nos profissionais que La estão, que haverá mudanças mais através de profissionais estudiosos da educação, conselhos, secretários, pais e toda a comunidade escolar.

Quanto aos dados da educação do município se tratando de Crede Altaneira se encontra em segundo lugar, que os investimentos na educação não geram resultados imediatos, e sim coisa de 5 a 10 anos futuros. Que fica sempre feliz com os resultados, sua bandeira foi sempre a educação. Que precisa ser focado em alguns pontos para poder continuar avançando.

O Vereador Devaldo Nogueira começou com a questão de ordem, pedindo para que a bancada dele mude, não ficar citando nem um dos pares, discutindo as mesmas coisas, questão de ordem para lá e para cá, isso não leva a nada, e que sessão flua.

Sempre defendi a educação em tempo integral, é a solução do pais, em altaneira em redenção, porem não tem infraestrutura suficiente, mais não podemos agradar a todos, não agrada 100%, que seja definitivo

Tive internado no hospital, vivi uns dias de angústia, prestando atenção no atendimento a todos, não tem atendimento melhor na região, o corpo de funcionários é nota mil, mais tem funcionários lá que não devia esta lá, que não ver diferença nos atendimentos público e particular.

Silvania Caldas parabenizou a primeira dama e o prefeito pela festa do dia das mães, agradeceu a presença do prefeito na casa, pois é importante essas explicações para a comunidade. Pediu ao presidente que quando for fazer as visitas nas escolas que a convide todos os vereadores, parabenizou novamente o prefeito e a secretaria Leocádia pela escola em tempo integral, aonde os pais só agradecem.

O Vereador Valmir Brasil fez uma reclamação a vereadora Zuleide, quando ele cita vossas excelências, por que criticar é o direito de cada um. Mais que não participou desses discursos para ser citado por ela, que em relação ao hospital cheio, sabe que é no Brasil inteiro, e não só em Altaneira, mais o CEO devia ter sido feito em outro local, para evitar esses transtornos no hospital. E em relação às estradas, precisa de manutenção urgente.

Cier Bastos citou que na sessão passada eu fiz um relato de uma mãe reclamando da merenda escolar, eu falei que iria investigar, fomos bem recebidos nas escolas, disseram que o vereador Cier estava falando mal das merendas da escola, as pessoas precisam ouvir mais as sessões, por que as pessoas colocam mentiras na cabeça das outras, devem entender o verdadeiro papel do vereador.

Na ordem do dia foram aprovados 5 requerimentos por unanimidade:

Requerimento nº 44/2019, do Vereador Flavio Correia, requerendo documentos a secretaria municipal de saúde;

Requerimento nº 45/2019, do Vereador Flavio Correia, requerendo documentos a secretaria municipal de educação;

Requerimento nº 46/2019, do Vereador Cier Bastos, requer informações sobre a obra paralisada de calçamento no Sitio Córrego;

Requerimento nº 47/2019, do Vereador Cier Bastos, requer a limpeza do entorno das quadras esportivas dos Sítios Córrego e Taboquinha;

Requerimento nº 48/2019, do Vereador Antonio Leite, requer do poder executivo municipal copias dos contratos e termos aditivos da empresa NBC locações e o município de Altaneira;

O Requerimento nº 49/2019, do Vereador Flavio Correia, requer pedido de informações ao Ministério Público e ao PROCAP foi retirado de pauta a pedido do Vereador Antônio Leite.

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.

Mídias Sociais

Facebook Twitter Linkedin Youtube Flickr

Pesquisa de Opinião

Gostou do novo portal?

Sim
Não
Pode melhorar
spinner
Total de votos: 1150
Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo

Acesso à Informação