Vereadores debatem medidas para evitar que o Corinavírus chegue em Altaneira

Na manhã de hoje (18/03), foi realizada mais uma sessão ordinária da Câmara Municipal de Altaneira.

img
#Câmara POR JUNIO 18 DE MARÇO DE 2020

Na manhã de hoje (18/03), foi realizada mais uma sessão ordinária da Câmara Municipal de Altaneira.

No início foi apresentado o Projeto de Decreto Legislativo de N° 04 /2020 de autoria do vereador, Professor Adeilton Silva, concedendo Comenda João Zuba ao Professor Ivanildo Cidrão de Alencar. O qual foi encaminhado para Comissão Permanente

Ofício N° 012/ 2020 do Secretário de infraestrutura, Paulo Almeida, solicitando a presidência da Casa Legislativa. Considerando a reforma realizada no prédio da Câmara Municipal no fim do ano de 2018 , e considerando ainda que o referido prédio compõe o Patrimônio do município, solicito que vossa excelência digne - se encaminhar para o almoxarifado desta Secretaria todo e qualquer material residual da referida reforma.

Ofício N° 24/2020 do Gabinete do Deputado Federal José Guimarães do PT informando que indicou emenda individual ao Ministério da Saúde, no valor de 300.000,00 ( Trezentos mil reais), para atender as necessidades básicas de Saúde (PAB) no município de Altaneira.

No tema livre o vereador Antonio Leite, usou a palavra para pedir consciência as pessoas devido a grande proporção da pandemia do Coronavírus, que cada cidadão evite está em ambiente com aglomeração, ainda solicitou que junto com os colegas vereadores e com aval do Presidente da Casa possam juntos tomar as medidas necessárias, " que nos também possamos dar exemplo para os povo".

O parlamentar ainda relatou que no dia de ontem (17/03), foi até ao Crato,na sede da Polícia Cívil e registrou um Boletim de ocorrência contra três pessoas invadiram o seu terreno.

A vereadora Zuleide Ferreira informou que participou de reunião com Secretária de Saúde que na oportunidade apresentou um plano de contingência, " não podemos brincar com esse vírus, temos que ter atitude, temos um grupo muito grande de pessoas vulneráveis, cada altaneirense deve ter consciência da importância de se cuidar". Completou

A vereadora alertou ainda que tem pessoas que vão chegar de São Paulo , " essas pessoas devem ter a consciência e não manter contato com outras pessoas pelo prazo regulamentado, todos devemos ficar em casa.

O vereador Cier Bastos seguiu na mesma linha de pensamento, que todos juntos devem lutar contra o vírus, " a prevenção é a melhor solução, todos ficando em casa, evitar aglomeração, com certeza o vírus não chegará ao nosso município".

O parlamentar relatou que também participou da reunião com a Secretária de Saúde, para passar para população os cuidados que devem ser tomados.

O vereador Flávio Correia frisou que todo cuidado é necessário, mas afirmou que o maior vírus é a corrupção, " se não houvesse tanta corrupção não morreria tanta gente em Hospitais, o dinheiro desviado poderia ser destinado para construir e ampliar o atendimento na saúde". Afirmou

O vereador Flávio Correia apresentou decisão do Tribunal de Contas do Estado Ceará, que arquivou o processo contra a Empresa Reciclan, frisou que na decisão do TCE afirma que não foi encontrado nenhuma irregularidade.

" Na segunda feira escutamos três secretários na reunião da CPI , ficou claro que não sabem de nada, não sabem nem onde foi assinado os contratos com a empresa, prova que estamos no caminho certo".

O vereador ainda frisou que o município contratou uma empresa chamada NBC Locações de veículos, que leva o dinheiro do povo de Altaneira, que esse é mais um vírus, o vírus da corrupção. Não existe nem sede da empresa no município, já a empresa da Reciclan tinha sede no município, mas é defendido por alguns, esse vírus mata mais que o Coronavírus."

O parlamentar ainda frisou que é louvável quando o vereador Antonio Leite assumiu seu erro, mas ver no município pessoas recebendo sem trabalhar, citou que o secretário de Governo Deza Soares recebendo sem trabalhar " depois de nossas denuncias o Deza Soares voltou a trabalhar, no passado foi atrás de empresa em Viçosa do Ceará, hoje parece que tomaram comprimido Diazepan, agora estão numa sonolência danada".

"Na Sessão passada o vereador Adeilton Silva relatou minha doença , quero dizer que minha situação é pior, mas fiquei sabendo que alguém disse que esse vereador deveria morrer porque estava muito rebelde, mas desejo a essa pessoas vida longa para ver o meu sucesso". Desabafou

A vereadora Zuleide Ferreira informou que não estava satisfeita com a decisão do Tribunal de Contas do Estado do Ceará que arquivou o processo, que existe divida da Empresa com os funcionários, frisou que a justiça vai punir os responsáveis.

O presidente informou que desde ontem que vem junto com os funcionários e vereadores buscando entendimento para tomar uma atitude, citou como referência algumas Câmaras que estão adotando medidas , que as sessões devem ser acompanhada pelos meios de comunicações, o Professor , vereador Adeilton Silva ainda lembrou que na próxima quarta - feira será feriado, " se semana que vem houver agravado a situação iremos se reunir para suspender os trabalhos na casa, nenhum projeto é mais importante que a saúde da gente e de nosso povo" . Afirmou

Frisou que o decretou do Governo do Estado e de apenas 15 dias, por entender que nesse período essa situação pode se resolver, "vamos fazer nosso trabalho para ajudar , peço a todos que só venha a Câmara Municipal em caso de extrema necessidade, o prefeito junto a assessoria está na capital , e quando chegarem devem ficar em quarentena ".

O presidente informou que participou de uma reunião com a Secretária de Saúde e sua equipe, na oportunidade solicitaram ajuda do Poder Legislativo nessa luta, prontamente afirmou o compromisso na luta contra o coronavírus.

Finalizou parabenizando os jovens e estudantes do município que participaram e ganharam medalhas na competição na Capital de Alagoas - Maceió, do segundo Campeonato Nordeste de kong-Fu.

Os jovens que ganharam medalhas foram: Gilberto Silva de Oliveira. Campeão Categoria: Infantil - Peso: 35Kg - Idade: 10 anos - Joaquim Soares

Bryan Gomes Alencar. Campeão Categoria: Infantil - Peso: 30Kg - Idade: 10 anos - Joaquim Soares. Vitória Hellen Rufino Duarte. Campeã Categoria: Infanto juvenil - Peso: 40 Kg - Idade: 14 anos - 18 de dezembro. António Willy dos Santos Candido. Campeão Categoria: Juvenil - Peso: 54,00 Kg - idade: 15 anos - 18 de dezembro. Klayser Venâncio da silva. Campeão Categoria: Adulto - Peso: 52Kg - Idade: 25 anos. Ray Heitor da Silva.

Vice-Campeão Categoria: Infantil - Peso: 36 Kg - Idade: 11 anos - Joaquim Soares. Gabriel Ferreira Caldas

Vice-campeão Categoria: Infanto juvenil Peso: 52 Kg - Idade: 14 anos - 18 de dezembro.

Jose Armando Martins. Vice-campeão Categoria: Infanto juvenil Peso: 52 Kg - Idade: 13 anos - 18 de dezembro.

Em seguida foi colocado em votação em segundo turno Proposta a Lei Orgânica de N° 20/2020, de autoria do vereador Antonio Leite, que da nova redação, Art. a Câmara Municipal de Altaneira reuni-se- à, anualmente de quinze de janeiro a trinta de junho e de primeiro de agosto a quinze de dezembro, independente de convocação, podendo referidas datas serem antecipadas ou postergadas para o primeiro dia útil , quando recaírem em sábados, domingos e feriados, ou ainda, na ocorrência de eventos de alto interesse público, devidamente justificado por ato da Mesa Diretora.

O vereador requerente frisou que deve ser votado por duas vezes, pediu aos colegas pela aprovação. O projeto foi aprovado por unanimidade

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito