Câmara aprova por maioria suplementação de mais de dez por cento ao orçamento municipal

Câmara aprova por maioria suplementação de mais de dez por cento ao orçamento municipal

img
#câmara POR JUNIO 15 DE MAIO DE 2020

Na manhã de hoje (15/05), foi realizada a primeira sessão extraordinária virtual na Câmara Municipal de Altaneira.

Para discussão e votação do Parecer de Plenário nº 011/2020, do relator da Comissão Permanente, Vereador Antonio Leite, sobre o Projeto de Lei nº 09/2020, de autoria do Prefeito Municipal, que dispõe sobre abertura de crédito adicional suplementar.


A vereadora Zuleide Ferreira explicou o pedido de vista na última sessão virtual.

Informou que o relatório tem o único intuito de prejudicar as ações do governo. Disse que o relatório não lhe representar. " O governo já tem o recurso apenas quer que seja remanejado de uma secretária para outra, não existem aumento de recurso, vamos deixar de picuinha, é um absurdo o que esses caras fizeram, espero que vocês sigam as leis da Câmara Municipal".


A parlamentar ainda informou vários serviços que serão prejudicados com esse relatório.


O relator da Comissão Antonio Leite, lamentou a postura da vereadora, que acusa sem argumentos que o relatório vai prejudicar administração e o povo.

 A vereadora não tem conhecimento de nada. " Quero saber da boca da vereadora o que tem no parecer que vai prejudicar a população".


A vereadora disse que foram cortados todos os orçamentos das secretarias de governo e de infraestrutura.

" A obrigação da parlamentar é saber do valor do orçamento e da emenda, a vereadora mostra total desconhecimento da matéria." Respondeu Antonio Leite

 


O relator informou mais uma vez a complexidade da matéria, informou que foi liberado pouco mais de 5 milhões de reais, como também o restante do valor que estava em contingenciamento, voltou para sua rubrica original.


 " O grupo de oposição discutiu o relatório com responsabilidade, vamos deixar de comentários pequenos que não temos responsabilidade, mas infelizmente a senhora quer aprovar tudo que vem do executivo, mas estamos aqui para sempre fazer o melhor para Altaneira". Finalizou


A vereadora Zuleide Ferreira voltou a criticar os erros no relatório, lembrou que estão vivendo numa situação inesperada, e acusou que o relatório foi feito pelo um grupo político.


" Administração paga valores exorbitantes para assessoria para fazer um orçamento dessa maneira.

 A senhora pediu vista não por conhecimento, sim porque pediram através de mensagem para seu celular, pois a senhora não tem conhecimento". Respondeu Antonio Leite.


O vereador Flavio Correia, disse que seu grupo é diferente do grupo do governo. Lamentou o comportamento da vereadora: " Não estamos tentando prejudicar o povo, estamos tentando ajudar combatendo a desigualdade."


Sobre a questão do recurso sou contra liberar desse tanto de dinheiro para um governo descompromissado, que não faz distribuição de cestas básicas, que o cemitério não foi reformado por falta de planejamento, como também os alunos estão sem aulas e sem alimentos com a falta da distribuição dos kits da merenda escolar.


" Mais uma vez o governo com muita ganancia é contra um relatório transparente, agora não vamos aceitar transferir a culpa para os vereadores de oposição, não podemos fechar os olhos para funcionários fantasmas e  acordos políticos sujos, estamos defendendo um governo para todos". Comentou o vereador Flavio Correia.


O vereador Devaldo Nogueira disse que o relator com seu relatório não lhe convence, afirmou que é pura politicagem.


"Esses mesmos da oposição me ofereceram a presidência da casa, senhor presidente mesmo foi quem trouxe a mensagem, mas acredito que seja o papel da oposição, mas vejo má fé na elaboração do relator". Finalizou.


" Parece que o vereador não escutou a leitura do relatório, o valor que estava em contingenciamento, voltou para sua rubrica. Sobre o tema da presidência na próxima sessão virtual irei falar toda verdade.” Respondeu Antonio Leite.

 

 


O vereador Valmir Brasil também criticou a postura da vereadora Zuleide Ferreira. Afirmou que todos do grupo de oposição participaram da elaboração do relatório, e que de fato falta planejamento por parte do governo municipal.

 


" Quando o vereador Devaldo Nogueira fala que foi levado recado pelo atual presidente para que o senhor fosse presidente não teve minha permissão". Finalizou


O vereador Cier Bastos lamentou que tenha vereador que esteja preocupado com eleições e não com o projeto. “Estamos aqui para fazer a coisa certa e não pensando no próprio umbigo, ao longo da semana estávamos em contato na elaboração do relatório". Finalizou.


O presidente da Câmara Vereador Professor Adeilton, informou que o município não vai parar por conta desse relatório. " Estamos aqui não atendendo na integra o pedido do executivo, mas estamos liberando pouco mais de 10% do valor solicitado.

 Nem o Assessor Daniel da contabilidade do executivo sabe informar qual ação fica prejudicada.

O Daniel afirmou que não tem esse conhecimento, estamos aqui para aprovar melhoria para o povo, não iremos deixar o município parar, o que não podemos é dar carta branca ao poder executivo.


Se a gente tivesse escutado os líderes políticos do grupo, não estávamos discutindo isso, por eles eram pra ser dado um arrocho maior , estamos aqui para liberar recurso e fiscalizar o executivo ".


Finalizou dizendo que quando o executivo precisar de mais suplementação iremos analisar.

O vereador Flavio Correia lembrou que quando era governo e tinha uma matéria dessa natureza, era convocado todas as partes para um diálogo, mas lamenta que esse governo ditatorial e não gosta de dialogar, ainda disse que acredita no Daniel que é uma pessoa honesta, e o presidente tem todo seu apoio se no futuro for preciso analisar outro pedido de suplementação. “Honestidade tem nome é Daniel”.


O Presidente da Câmara frisou a importância do trabalho do Daniel, pediu aos colegas vereadores de situação que votem a favor e se no futuro for preciso vai chamar o próprio Daniel e os demais vereadores para juntos buscar o melhor.

A vereadora Zuleide Ferreira disse que Daniel é muito prudente, mas que ele não disse que não precisa dos 20%, ele lhe informou que precisa para trabalhar com folga.

No final o relator Antonio Leite disse que o executivo pede suplementação com desorganização.

 Que o grupo de oposição está trabalhando em prol do povo, reforçou as palavras do presidente que se for preciso vai analisar outro pedido com cautela.

“Queria pedir ao prefeito para não vetar o parecer, já explicamos que estamos aqui se comprometendo em analisar outro pedido, existem rumores que o prefeito vai fazer uma live em seguida para dizer que vai vetar o parecer”. Pediu o presidente da Câmara.

O relatório foi aprovado por maioria. Votaram a favor os vereadores, Antonio Leite, Flavio Correia, Cier Bastos, Valmir Brasil e Adeilton Silva. Votaram contra o parecer, vereadora Alice Golçalves, Silvania Andrade, Zuleide Ferreira e Devaldo Nogueira.

 

 

 


 

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito