Vereadores aprovam adicional de insalubridade para os profissionais da saúde

Vereadores aprovam adicional de insalubridade para os profissionais da saúde

img
#camara POR JUNIO 20 DE MAIO DE 2020

Na manhã de hoje (20/05), foi realizada mais uma sessão virtual na Câmara municipal de Altaneira.

No início o presidente da Câmara municipal de Altaneira Vereador prof. Adeilton informou que em conversa com a família do vereador Flavio Correia a cirurgia foi um sucesso. "Com as graças de Deus nosso amigo vai se recuperar e em breve vai estar com a gente". Os demais vereadores também mandaram mensagens positivas ao vereador Flavio Correia.

Em seguida foram lidas dois ofícios.

O Ofício 033/2020 do Poder Executivo em resposta ao requerimento 011/2020 de autoria do Presidente da Câmara Vereador Professor Adeilton requerendo ampliação do cemitério municipal.

E o Ofício 054/2020 da secretária de educação, Leocádia Rodrigues em resposta ao requerimento 010/2020, de autoria do Presidente da Câmara Vereador Professor Adeilton. Sobre pedido de informações de professores selecionados no Programa de Formação do Professor do Governo Federal, com interveniência da Secretaria Municipal de Educação.

No tema livre o primeiro a falar foi o presidente da Câmara vereador professor Adeilton, falou sobre os saldos do recurso do precatório. Lembrou que na última live o prefeito disse que vai mandar um projeto para Câmara Municipal solicitando liberação dos recursos do dinheiro precatório para reforma das escolas municipais. "Essa notícia gerou medo por parte dos professores. Fui procurado por vários professores, o secretário de finanças Humberto Batista mandou extratos com os saldos, os quais iremos mandar para os professores".

O presidente ainda informou que recebeu informações de que o prefeito estava resgatando recursos do precatório, mas esses valores estão sendo retirados dos 40% e não dos 60% dos professores.

"Existe ainda um saldo dos professores de quase 5 milhões , rendendo por volta de 20 mil reais mensais, frisou que esses recursos estão seguros".

Ainda relatou que vem recebendo notícias que o governo teria cortado ampliações dos professores, alertou que não é hora de fazer cortes no salários dos servidores, inclusive citou o trabalho virtual dos professores. No final defendeu a divisão dos 60% e a permanência dos profissionais da educação, pois existem recursos para manter.

O vereador Antonio Leite disse que escutou uma parte da live do prefeito que usou um discurso bolsonarista para criticar os antigos aliados que lhe ajudou a eleger. Sobre Ariovaldo Soares disse que um profissional competente, que abriu as portas para o prefeito em sua campanha. "Realmente o Advogado Raimundo Soares é ganancioso, ganancioso pela honestidade, ganancioso pela verdade, um cidadão de bem"

Como padeiro tem orgulho de minha profissão, não desclassifica meu trabalho na relatoria, já o prefeito foi um ótimo caminhoneiro: " Quando o prefeito trafegava pelas estradas carroçais de Saboeiro e Aiuaba, nessas estradas tinha muitos animais , como bodes e ovelhas, o prefeito era um bom motorista , ele fazia desvio dez ou mais que passasse na frente dele, fez muitos desvio de animais nessas estradas sem causar acidentes."

A vereadora Zuleide Ferreira frisou sobre o relatório do precatório, faltou o presidente falar da transparência do executivo, que até o momento o poder executivo não mexeu nos 60% dos recursos do antigo FUNDEF. Afirmou que também é uma defensora da classe de professores. Sobre os cortes o prefeito vem se organizando, fazendo apenas planejamento. A vereadora mais uma vez pediu as pessoas respeito com os profissionais que trabalham nas barreiras.

"Ainda bem que a colega Zuleide Ferreira é contra usar esse recurso antes de transitado e julgado, que esse dinheiro esteja sempre protegido, obrigado a vereadora pelo apoio, caso venha esse projeto do poder executivo será rejeitado, pois temos o apoio de todos os vereadores" Respondeu Presidente da Câmara vereador professor Adeilton

A vereadora Silvania Andrade parabenizou o prefeito e todos os secretários pelo trabalho no combate ao coronavírus, e aos professores pelo trabalho virtual com os alunos.

O vereador Valmir Brasil, também criticou a postura do prefeito pela a falta de respeito com aqueles que lhe ajudaram a colocar no poder. "É lamentável que exista isso na política". Finalizou.

O vereador Devaldo Nogueira disse que é normal que o presidente defenda a classe de professores, mas informou que ainda nem houve o corte e já estão com polêmica. Disse que deve haver compreensão de todos inclusive dos professores nesse momento de pandemia, e lamentou egoísmo por parte de alguns.

" Aceito mas discordo, não vejo egoísmo, o núcleo gestor informou o corte e houve uma discursão, já imaginou pessoas que tem suas obrigações ter a metade de seus salários cortados. De fato não houve corte de forma oficial, acredito que essa medida seja revista, inclusive tem saldo para manter, mas quem deve fazer ou não é o prefeito, escutei áudios da reunião da secretária de educação que não apresentou argumentos convincentes." Respondeu Presidente Adeilton Silva

O vereador Devaldo Nogueira Informou que essa medida é lamentável, mas frisou que todos estão a mercê da gravidade da pandemia.

O vereador Cier Bastos Também lamentou a postura do prefeito em sua live de atacar os antigos aliados. Também disse que é contra os cortes nos salários dos professores, mas frisou que tudo isso vem decorrente da pandemia que todos devem dá sua contribuição.

O presidente da Câmara Vereador professor Adeilton Também criticou a postura do prefeito em sua live. "Até achei no começo que o prefeito foi feliz falando do dia da família, mas em seguida disparou acusações contra sua própria família, dias atrás o prefeito perguntou o que eu iria fazer depois de ser presidente, pois estava fazendo muitas lives, imagine o que ele irá fazer quando deixar de ser prefeito, pois tem feito lives toda semana.

Não é interessante fazer uma live para simplesmente atacar desafetos da política, esse não é o caminho. Peço o prefeito que continue fazendo live para adotar ações positivas para o povo".

O vereador Antonio Leite lamentou a postura nojenta do prefeito de tentar pregar ódio coletivo contra um grupo de vereadores que tentam fiscalizar o dinheiro do povo.

Em seguida colocado em votação na comissão permanente o Projeto de Indicação nº 01/2020, de autoria do Vereador Professor Adeilton Silva, que indica ao Poder Executivo o pagamento adicional de insalubridade em grau máximo no percentual de 40% aos profissionais de saúde, que estão no enfrentamento da Pandemia de COVID-19 no âmbito do Município de Altaneira-CE e adota outras providências. O relator da Comissão Antonio Leite pediu aos colegas aprovação da matéria.

A presidente da Comissão Zuleide Ferreira, lembrou que essa discussão é antiga, frisou que o Sindicato dos servidores, Câmara de vereadores e o Poder Executivo estão unidos nessa questão. Afirmou que essa medida seja feita não só nesse momento, mas de forma definitiva. O secretário Valmir Brasil disse que é a favor ao parecer. O parecer foi aprovado por unanimidade.

O vereador Devaldo Nogueira disse que em conversa com o prefeito, ele afirmou que vai contratar um perito para avaliar cada caso. Como também elogiou a esses profissionais da saúde.

"O atual prefeito Dariomar Rodrigues quando ainda secretário de saúde era considerado um super prefeito, prometendo aos profissionais da saúde esse adicional. Esse nosso pedido de indicação é para todos os profissionais da saúde, é um incentivo aos profissionais que estão arriscando a sua vida e de sua família."

Sobre a falta de recursos para pagar, frisou que só os cortes dos carros da saúde dá para pagar os 40% de adicional de insalubridade aos profissionais ada saúde. O projeto foi aprovado por unanimidade.

Antes de encerrar a sessão virtual o presidente Câmara informou que vai aguardar a posição do governador Camilo Santana e do prefeito Municipal de Altaneira Dariomar Rodrigues, sobre uma possível prorrogação de decreto. Afirmou que diante do crescimento dos casos da COVID - 19 em todo estado do Ceará não acredita em outra medida que não seja prorrogação do decreto.

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito