Vereadores discutem áudios vazados, aprovam aplicação do recurso do precatório e subsídios dos Agentes Políticos

Vereadores discutem áudios vazados, aprovam aplicação do recurso do precatório e subsídios dos Agentes Políticos

img
#câmara POR JUNIO 19 DE AGOSTO DE 2020

Na manhã de hoje 19/08, foi realizada sessão virtual na Câmara municipal de Altaneira. Sem matéria para o expediente, o Presidente da Câmara vereador professor Adeilton Silva passou para o tema livre.

O vereador Flavio Correia disse que o povo altaneirense passa por um momento importante, devido ano eleitoral, enfatizou a importância de chamar atenção do povo para que não cometam outro erro. Ainda disse que o grupo de oposição vem forte. Flavio lamentou alguns áudios lançados pelos líderes de situação com baixaria, disse que isso acontece quando não tem propostas. "Vamos nos preocupar com nosso plano de governo, vamos elaborar um plano de crescimento, por uma política de desenvolvimento". Concluiu o vereador Flavio.

O vereador Ainda lembrou de algumas empresas que levou os recursos do município. Ainda disse que quem sofreu golpe foi a sociedade que acreditou no gestor, que sucateou o município. "Chamo atenção da sociedade, dá outro mandato a esse prefeito é suicídio". Completou

A vereadora Zuleide Ferreira agradeceu a todos professores do município, pelo resultado, em especial parabenizou a secretaria de Educação Leocadia Nogueira. A vereador Disse que devido dificuldades na gestão, os vereadores antes do governo, abandonou o prefeito e queriam praticar o golpe.

Lembrou que na gestão passada houve uma investigação sobre uma empresa laranja e o vereador parece que estava dormindo. Ainda disse que essa administração vem trabalhando em prol do povo carente.

"Realmente não tenho costume de trabalhar com barganha, a empresa Reciclan tinha toda documentação regular, obras realizadas, mas eu não tenho costume de receber propina para defender governo. As pessoas que estão recebendo barganha nesse governo, se tivesse oportunidade na gestão passada também teria se beneficiado, esse povo é cego pelo poder". Respondeu Flavio Correio.

A vereadora Zuleide Ferreira disse que nunca recebeu propina.

O vereador Valmir Brasil, disse que sobre áudios vazados sobre acordos pela eleição da presidência da casa, enfatizou que não teve nenhum acordo. Sobre a atual administração, o vereador disse que o prefeito abandonou o Distrito do São Romão. Sobre a empresa Reciclam a Justiça já pediu pelo arquivamento da denúncia, já o ex-prefeito Delvamberto teve suas contas aprovadas.

O vereador Cier Bastos parabenizou a live do lançamento dos pré-candidatos do grupo de oposição, disse que acredita que Altaneira possa desenvolver o excelente trabalho em prol do povo. O vereador voltou a criticar atual gestão que abandonou sua localidade do Córrego.

A vereadora Silvania Andrade parabenizou os professores pelo prêmio escola nota 10. Parabenizou o prefeito e a secretária de educação pelo trabalho desenvolvido.

A vereadora Alice Gonçalves parabenizou a educação pelo prêmio nota 10. Sobre o prefeito não ter feito obras, a vereadora disse que a maior obra do prefeito é o povo.

O vereador Antonio Leite Lembrou que na gestão passada fazia um trabalho investigativo na gestão passada.

Afirmou que se a vereadora Zuleide Ferreira pesquisar no tribunal de Contas vai perceber que sobre a denúncia já foi feito o pedido de arquivamento, sem contar que todas as contas do ex-prefeito Delvamberto Soares foram aprovadas. Sobre as obras paradas é pura incompetência do atual prefeito. " Na gestão passada existia um super secretário , que hoje é prefeito, esse estava dentro administração. Antes era uma maravilha, agora depois de ter se beneficiado, dizem que estavam tudo errado. Porque será? "Completou Antonio Leite.

Sobre a Reciclam todos sabem que realizaram as obras, que tinha funcionários todo legalizados. Sobre a presidência da casa, Adeilton foi eleito por ter competência e uma postura de oposição a atual gestão.

"Uma mãe de família com quatro filhos vem sendo humilhada por essa gestão para conseguir seus direitos, e sendo humilhada, tenho vários áudios da secretária e primeira dama dizendo que está devendo muito a empresária Fabiola". Denunciou.

Sobre a live dos pré-candidatos disse que foi um ato importante, que é um grupo que está unido em busca do crescimento do município. Pediu aos colegas para que não entrem nessa onda de baixaria, que possam mostrar ao povo que possamos mudar a nossa triste realidade.

O vereador Devaldo Nogueira disse que sempre fez parte de grupo de oposição, mas nessa gestão por algumas circunstâncias está no grupo de situação.

Ainda disse que o atual gestor vem sendo provocado para dizer o que fez na atual gestão, mas também enfatizou que seria importante quais são as propostas do grupo de oposição.

Ainda solicitou que acabe essa polemica da eleição da presidência da casa legislativa.

O presidente da Câmara vereador professor Adeilton Silva disse que sobre a cassação de Antonio Dorival não foi cassado por corrupção, sim por crime eleitoral, lembrou que Dorival fez uma grande gestão.

Ainda afirmou que fez um compromisso, o grupo de oposição vai realizar uma campanha limpa, também enfatizou que o povo vai ter oportunidade de escolher o melhor. Afirmou que não vai entrar numa campanha baixa.

" Não se juntamos para partir bolo, para tirar vantagens, estamos juntos para que Altaneira volte a crescer". Concluiu.

Ainda disse que ontem foi criado um canal de dialogo com o povo, disse que vem recebendo várias mensagens de apoio.

Ainda disse que ontem o Senado Federal aprovou o rateio do precatório, infelizmente o prefeito não realiza o pagamento.

Também reconheceu o esforço dos professores, alunos e pais de alunos, como também lamentou a postura da gestão de demitir professores, alegando que não ter recurso, no dia seguinte mandar projeto para reformar escola.

"Vamos acabar com esses ataques pessoais, todos sabem dos acordos do grupo que o prefeito construiu, nada mais simples a gente se unir sem interesse pessoais, temos que ter uma gestão com compromisso. Os ataques estão vindo do grupo de situação, não iremos revidar essa baixaria." Finalizou.

Em seguida foi colocado em votação o Projeto de lei n° 05/2020, do Presidente da Câmara Municipal de Altaneira, vereador Professor Adeilton. Regulamento ampliação dos recursos do precatório do Fendef e outros que venham a ser sido creditados com a mesma finalidade advindo ações do antigo fundef.

A vereadora Zuleide Ferreira que pediu vista na sessão passada, disse que precisava fazer a leitura da matéria para saber de fato do que se trata. Enfatizou que essa matéria deveria vim do executivo. Que não deveria vim do legislativo.

" Me surpreende a posição da varedora em relação ao projeto. Perguntou se a vereadora era contra? A vereadora respondeu dizendo que deve ser esperado a decisão da justiça.

O presidente da Câmara vereador professor Adeilton disse que o projeto está apenas regulamentando, apenas uma disciplina, para que o executivo possa analisar e mandar para casa legislativa. Afirmou que está triste com a posição da vereadora que é professora contra o projeto em defesa da categoria.

"Não existe nenhuma lei para ratear, agora o executivo tem uma autorização para fazer o rateio, mas infelizmente o prefeito não tem interesse de reconhecer os direitos dos professores". Finalizou.

O vereador Antonio Leite disse que o prefeito nunca teve interesse de ratear o recurso do precatório dos professores.

O vereador Devaldo Nogueira, disse que é favorável que os professores recebam, mas já que o senado aprovou, pediu que o projeto seja retirado pelo presidente da Câmara, até porque o presidente da república com certeza irá a sancionar e os colegas iriam tratar do projeto posteriormente.

O vereador Flavio Correia, pediu que o projeto seja colocado em votação, se o senado aprovou essa Câmara deve também aprovar.

O vereador Valmir Brasil também pediu que o projeto fosse colocado em votação, que infelizmente o prefeito nunca teve interesse em ratear o recurso do fundef.

O presidente da Câmara vereador professor Adeilton disse que a casa legislativa não pode esperar pelo presidente da república, que o trabalho dos vereadores devem continuar na luta pelos professores.

Lamentou mais uma vez da vereadora Zuleide Ferreira que em vez de defender a categoria tentar justificar uma ilegalidade do projeto para defender o prefeito. O projeto foi aprovado por maioria. votaram favorável, Adeilton Silva, Antonio Leite, Cier Bastos, Flavio correia, Devaldo Noguiera, Valmir Brasil. Votaram contra, Alice Gonçalves, Silvania Andrade e Zuleide Ferreira.

Em seguida foi colocado em votação o Projeto de Lei da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Altaneira que fixa os subsídios dos Agentes Políticos Municipais de Altaneira, para legislatura 2021 a 2024 e adota outras providências.

O relator da Comissão permanente Antono Leite disse que a redução foi feita, pois no ano que vem a arrecadação vai ser baixa, que a preocupação é na organização da futura gestão.

O presidente da Câmara vereador professor Adeilton Silva disse que realmente ano que vem vai ser de muito sacrifício, enfatizou que todas as mudanças foram acompanhada pela Assessoria Jurídica da casa legislativa. Como também parabenizou o trabalho da Comissão Permanente pela proposta. O projeto foi aprovado por unanimidade

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito